Planejamento estratégico 2019 – Tecnologia para pequenas empresas evoluírem mais rápido

palavra-automacao-de-marketing-em-ingles-tecnologia-para-pequenas-empresas

Independentemente do tamanho, toda empresa procura aumentar sua produtividade, a eficiência de suas ações e seu desempenho perante o mercado. Por isso, a implementação de tecnologia para pequenas empresas pode ser o ponto de partida para atingir esses objetivos. No entanto, embora essa atitude seja essencial para gerir melhor os processos internos e sua equipe, é preciso avaliar com cuidado onde elas devem ser implementadas para gerar mais benefícios ao seu negócio.

Um estudo Sloan Management Review, feito pela MIT, apontou que 63% dos empresários acreditam que o ritmo de mudanças tecnológicas em suas empresas é muito lento, sendo a falta do “senso de urgência” o obstáculo mais citado. Partindo dessa premissa de que a melhoria constante na produtividade é prioridade nas empresas, muitos gestores se sentem pressionados na hora de buscar a tecnologia correta para integrá-la ao dia a dia de suas equipes.

Sendo assim, é muito importante possuir uma cultura digital que seja progressiva. E se você, gestor, pesquisar novas soluções tecnológicas que podem ser facilmente implementadas em pequenas empresas, certamente poderá otimizar os seus processos.

Então aproveite esse momento de mudanças para apresentar esses processos ao seu time, fazendo com que novos benefícios e desafios possam ser o combustível para atingir níveis de crescimento nunca antes alcançados em sua gestão.

Veja abaixo uma lista de 4 ferramentas e tecnologias essenciais que poderão contribuir muito para a gestão do seu negócio.

Automação de marketing – Para criação de campanhas mais efetivas

“Minha empresa alcançará o sucesso ou não?”. Essa pergunta vive na cabeça de muitos empreendedores, mas isso dependerá de como você comercializa seus produtos e serviços. E você já ouviu falar em automação de marketing? Indicamos que você inicie um trabalho desse tipo para tornar suas atividades de marketing mais eficientes.

A automatização de tarefas como alocação de metas entre as equipes, monitoramento de campanhas, agendamento de e-mails, relatórios e segmentação dos usuários fará com que você elimine processos manuais e repetitivos, além de minimizar “erros humanos” no decorrer dessas atividades. E o melhor, você economiza um precioso tempo que pode ser empregado em atividades mais estratégicas.

Indicamos quatro boas ferramentas para automação de marketing:

Hubspot Marketing

Mailchimp

RD Station Marketing

SharpSpring

E não para por aí! Os softwares de automação integram-se facilmente às plataformas de CRM – falaremos sobre ela abaixo – proporcionando à sua equipe uma visão completa dos clientes e também de potenciais clientes.

CRM – A melhor maneira de se relacionar com os clientes da sua empresa

O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema que permite que sua empresa crie relacionamentos sólidos com os clientes, além de gerenciar todas as informações e dados relevantes sobre eles. Os softwares de CRM que encontramos no mercado possuem recursos para coletar, processar e analisar dados provenientes de vários canais de comunicação, como visitas em sites, telefones, e-mails, mídias sociais, entre outros.

É por essa razão que os softwares de automação integram-se facilmente às plataformas de CRM, proporcionando uma visão completa de clientes e potenciais clientes, extraindo informações úteis e que podem evidenciar oportunidades de vendas e também ser usado para criar funis de vendas, além de campanhas com finalidade de vender ou criar conhecimento da sua marca.

Separamos quatro softwares reconhecidos de CRM para você conhecer:

Hubspot

SalesForce

PipeDrive

FreshSales

Armazenamento de dados na nuvem – Segurança e praticidade

Quando o assunto é tecnologia para pequenas empresas, logo pensamos em como manter de forma segura os arquivos e informações internas. Mas isso não é novidade, pois o armazenamento de dados na nuvem já virou rotina por apresentar várias vantagens, sendo a principal delas acessar arquivos remotamente, permitindo trabalhar à distância, não somente nas dependências da empresa.

Além dessa facilidade, manter dados na nuvem é uma garantia de que seus documentos ficarão protegidos caso algum computador tenha problemas ou seu celular seja perdido, por exemplo. No geral, os softwares que armazenam dados na nuvem oferecem versões limitadas quando opta-se pelo plano gratuito, mas também possuem pacotes empresariais.

Separamos alguns desses serviços para que você possa identificar aquele que mais combina com as necessidades da sua empresa:

GoogleDrive

Um dos serviços de armazenamento na nuvem mais utilizados no mundo é o GoogleDrive. Possui um plano gratuito, permitindo aos usuários armazenar até 15 GB de informação. É fácil de utilizar e permite o compartilhamento com outras pessoas que também possuam conta no Google. Também existem pacotes para empresas e, por essa razão, vale pesquisar o plano que mais combina com as suas necessidades.

DropBox

O DropBox também é um software bastante utilizado mundialmente e, em seu plano gratuito, permite armazenamento de até 2 GB. Nele, é possível armazenar diversos tipos de formatos de arquivos, além de possuir integração com ferramentas do Office 365. Sua única desvantagem é não permitir edições on-line.

Box

Essa terceira opção possui plano gratuito de 10 GB e tem como vantagem a integração com inúmeros outros serviços. E um grande diferencial é que o Box permite linkar imagens armazenadas para dentro de sites.

Softwares para gestão financeira – A salvação para qualquer setor financeiro

O trabalho de gestão financeira empresarial não é algo que demanda apenas intuição e bons profissionais, mas também uma ferramenta que ajude na gestão de todo o fluxo interno. Uma administração eficiente das finanças sempre será fundamental para qualquer tipo de negócio. Hoje temos disponível inúmeras ferramentas digitais para ajudar você nesse trabalho.

Veja algumas opções abaixo:

Conta Azul

Fácil e intuitivo, o Conta Azul vem se tornando muito popular no Brasil quando o assunto é sistema gerenciador financeiro. Além de possuir total controle sobre o dinheiro, também atua na gestão de estoque, vendas, emissão de boletos e notas fiscais eletrônicas, sendo uma das tecnologias ideias para pequenas empresas.

QuickBooks

Lançado no Brasil em fevereiro de 2016, o QuickBooks cresceu rápido e hoje é um software avançado que concorre diretamente com o Conta Azul. Ele permite aos usuários gerenciar inventários, elaborar relatórios avançados e também possui aplicativos para Android e IOS.

Bkper

Essa é uma plataforma bastante flexível e que utiliza a mesma estrutura mantida pelo Google, podendo ser utilizada de qualquer lugar. Ela pode ser integrada ao aplicativo de Planilhas do Google, permitindo aos usuários criar contas e livros da empresa, utilizando a lógica de contabilidade básica, também ideal para pequenas empresas e profissionais de contabilidade.

A tecnologia será sua mais fiel aliada na gestão do seu negócio

Independente das soluções implantadas para otimizar a eficiência da sua empresa, as etapas de avaliação e escolha dessas ferramentas são muito importantes, pois com elas que você poderá identificar quais dessas tecnologias podem fazer mais diferença para o seu contexto.

A partir disso, novos cenários se apresentarão, para que essa transição e implementação de ferramentas possam ser bem sucedidas, gerando uma rotina mais produtiva para as equipes da sua organização.

Nosso calendário de datas comerciais para 2019 poderá ajudar você a se organizar para os principais eventos e feriados deste ano, contribuindo para o planejamento das atividades da sua empresa.

Continue acompanhando nosso blog para conferir os novos textos da série “Planejamento estratégico 2019”.

E você, que tipo de tecnologias gostaria de implementar dentro da sua empresa? Compartilhe com a ACMinas nos comentários abaixo!

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!