Conheça 5 livros que Bill Gates indica para todo empreendedor ler ainda em 2019

Você já ouviu falar que o sucesso costuma deixar pistas? Ainda não? Pois saiba que uma das maneiras pelas quais ele faz isso é por meio de um livro escrito por ou sobre uma pessoa de sucesso, afinal, muitos anos de experiência são “espremidos” nas páginas desse tipo de exemplar.

Charlie Munger disse “vá para a cama toda noite um pouco mais sábio do que você estava quando se levantou”.

Muitas pessoas vivem suas vidas no piloto automático, fazendo praticamente a mesma coisa todos os dias e nunca aprendendo algo novo. E essas mesmas pessoas, muitas vezes, são aquelas que adoram questionar o porquê de outras serem tão bem-sucedidas na vida, e elas não. No entanto, quando paramos para avaliar os hábitos de pessoas bem-sucedidas, é comum que, entre outras coisas, sejam leitores vorazes.

E convenhamos, ler é muito bom, você não concorda?

Veja alguns exemplos de pessoas famosas e seu hábitos de leitura:

  • Bill Gates lê um livro por semana;
  • Mark Zuckerberg lê um livro a cada duas semanas;
  • Elon Musk é um ávido leitor;
  • Warren Buffet gasta cerca de 80% de seu dia lendo;
  • Mark Cuban lê mais de três horas todos os dias;
  • Oprah Winfrey lê um livro por mês;

É preciso dizer o quão bem-sucedidas essas pessoas são? Acredito que não.

Mas o foco de hoje será apenas Bill Gates, que liberou uma lista indicando 5 livros extremamente importantes para ler ainda em 2019. Se você faz parte do grupo de empreendedores, empresários ou apenas simpatizantes de uma boa leitura, certamente gostará de absorver o conteúdo de todas as páginas que Bill indicou. 

Vamos conhecer cada um deles? Só não esqueça de salvar na sua lista de desejos da Amazon, hein!

Upheaval – Por Jared Diamond

 

Por que Bill Gates recomenda?

“Sou um grande fã de tudo que Jared escreveu, e seu mais recente livro não é exceção. O livro explora como as sociedades costumam reagir em momentos de crise. Ele usa uma série de estudos de caso fascinantes para mostrar como as nações gerenciavam desafios como a guerra civil, ameaças estrangeiras e alguns tipos de mal-estar geral. Parece um pouco deprimente, mas terminei o livro ainda mais otimista sobre a nossa capacidade de resolver problemas do que quando comecei”.

Nine Pints – Por Rose George

 

Por que Bill Gates recomenda?

“Se você não gosta muito de sangue, este livro provavelmente não é para você. Mas caso você seja como eu e acha o sangue algo fascinante, facilmente apreciará esse livro que é de uma jornalista britânica muito bem conceituada.

Eu sou um grande fã de livros que se aprofundam em um tópico específico, então Nine Pints (o título refere-se ao volume de sangue em um adulto comum) se tornou meu beco, cheio de fatos interessantes e que prendem o leitor. Não tenho dúvidas de que sua percepção a respeito do sangue mudará completamente”.  

A gentleman in Moscow – Por Amor Towles

 

Por que Bill Gates recomenda?

“Parece que todo mundo que conheço já leu este livro. Eu finalmente me juntei ao clube depois que meu cunhado me enviou uma cópia e, sinceramente, estou muito feliz que o fiz. O romance de Towles sobre um conde condenado à vida sob prisão domiciliar em um hotel de Moscou é divertido, inteligente e surpreendentemente otimista. Mesmo que você não goste de ler sobre a Rússia tanto quanto eu (li todos de Dostoiévski), A gentleman in Moscow é uma história incrível que qualquer um pode desfrutar”.

Presidents of War – Por Michael Beschloss

Por que Bill Gates recomenda?

“Meu interesse em todos os aspectos da Guerra do Vietnã é a principal razão pela qual decidi pegar esse livro para ler. No momento em que terminei, aprendi muito não apenas sobre o Vietnã, mas também sobre os outros oito grandes conflitos. Os EUA entraram entre a virada do século 19 e os anos 70. O amplo escopo da Beschloss permite que você absorva importantes lições transversais sobre a liderança presidencial”. 

The Future of Capitalism – Por Paul Collier

Por que Bill Gates recomenda?

“O último livro de Collier é um olhar instigante para um tópico muito importante, atualmente. Embora eu não concorde com ele sobre tudo – acho que a sua análise do problema é melhor do que as soluções propostas – seu histórico como economista de desenvolvimento lhe dá uma perspectiva inteligente sobre a direção do capitalismo”.

Por que a leitura é tão relevante para a vida dos empresários?

Os livros são capazes de ajudar a todos, mas quando falamos em empreendedorismo, tornam-se essenciais para o dia a dia.

Livros são fontes inspiracionais para você desenvolver habilidades e absorver muito do que não conhecia. A leitura também pode influenciar o modo como você faz negócios, por meio do desenvolvimento pessoal e das habilidades de liderança aprendidas em cada página. Por meio dela é possível absorver muitas e boas ideias que nos permitem ter múltiplas perspectivas a respeito de coisas que antes costumávamos fazer diferente.

A leitura trabalha o lado cognitivo, por isso seus adeptos estão sempre se beneficiando, seja por meio da melhoria da memória, absorvendo mais do português ou aprimorando a inteligência verbal, bem como aumentando a tomada de decisões estratégicas, potencializando o cérebro e reduzindo o estresse.

Não só podemos aprender com o sucesso de alguns empreendedores, como também podemos aprender com o fracasso de outros. O importante nesse processo é ter certeza de que você esteja conhecendo as duas perspectivas.

Todo empreendedor, independentemente de sua área de atuação, pode se beneficiar do conhecimento adquirido por meio da leitura. Nenhum negócio é tão único que não possa absorver novas ideias e experiências de proprietários de empresas semelhantes ou diferentes à sua.

Não há dúvidas de que assim você se tornará uma pessoa melhor e mais feliz consigo. Caso você ainda não tenha lido muitos livros realmente substanciais em sua vida, comece a fazer isso a partir de hoje. Com o passar do tempo, você mesmo perceberá o quanto esse excelente hábito fará diferença em toda a sua vida. 

Quer compartilhar outros títulos ou falar um pouco mais sobre como o hábito da leitura influenciou diretamente na sua vida como gestor/empreendedor?

Comente no campo abaixo!

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!