5 leituras para CEO’s alçarem voos ainda mais altos em 2019

Existe uma razão muito simples para CEO’s bem sucedidos serem também mais vorazes e obstinados em suas decisões e em seu trabalho: o hábito da leitura!

Agora pense em quantas novas ideias um simples livro é capaz de despertar em você. Leitores assíduos estão constantemente engajados em novas formas de pensar, criando perspectivas alternativas e mantendo um esforço habitual de autodesenvolvimento, característica essencial para evoluir.

Quando Warren Buffet (investidor e filantropo americano) foi questionado sobre qual seria a chave do seu sucesso, na mesma hora apontou para uma pilha de livros e disse: “Leia 500 páginas como essas e nunca pare. É assim que funciona o conhecimento. Ele se acumula, como juros compostos. Todos vocês podem fazer isso, mas garanto que muitos de vocês não farão”.

Se você pensa como ele e mantém diariamente esse hábito, separamos uma lista com 5 leituras para CEO’s e empresários que almejam trilhar o caminho do sucesso e que podem fazer uma grande diferença na maneira como você enxerga seus negócios e o mundo à sua volta.

Leituras para CEO’s maximizam a visão de negócio e abrem novas portas e oportunidades

Ser um CEO ou empresário, definitivamente, não é um papel muito indicado para quem não lê e não gosta de se manter informado. É preciso ter um controle firme sobre o que acontece no mercado e também sobre o que vem acontecendo no setor que seus produtos e serviços atuam, além de, claro, acompanhar as novas tendências.

Para os empresários, a leitura deveria ser tão constante e atuante como a arte de inspirar os funcionários e influenciar positivamente os seus stakeholders. Com isso, não só um mundo de possibilidades poderia brotar diante de seus olhos, como os conhecimentos adquiridos também seriam de grande ajuda na hora de tomar decisões e gerir tudo o que realmente importa para que sua empresa cresça saudável e com um bom líder no comando.

Por isso, quando você se deparar com as letras “CEO” ou estiver fazendo uma autorreflexão, pense que nunca é tarde demais para começar a se preparar com a lista de livros poderosos e inspiradores abaixo. Se você não tem esse hábito, comece agora mesmo, pois sua empresa e funcionários agradecerão no futuro.

Vamos lá?

Confira os 5 títulos mais interessantes de leituras para CEO’s e coloque na sua lista para 2019

Livro 1 – A meta

livro-a-meta

 

Título: A Meta

Autor: Jeff Cox

Jeff Cox, ao invés de trazer conceitos e explicá-los, como na maioria dos livros desse estilo, acabou criando um “romance” onde as teorias negociais são abordadas no decorrer da história. E é por conta disso que conseguiu fazer de um livro de negócios muito menos cansativo de ler, pois os conceitos estão diluídos pela narrativa.

Resumidamente, o protagonista (Alex) é gerente geral de uma fábrica em um conglomerado. A fábrica está a ponto de fechar por conta dos últimos prejuízos, até que uma rápida conversa com um velho amigo acontece, iniciando um processo de mudanças que salvarão seu emprego. O romance apresenta e ensina diversas teorias industriais que serão muito bem exploradas.

O desenrolar da história se dá de uma maneira investigativa, ficando muito claro para o leitor do que se trata, como se aplica e quais os resultados serão obtidos por meio da estratégia.

Livro 2 – O investidor Inteligente

o-investidor-inteligente

 

Título: O investidor inteligente

Autor: Benjamin Graham

Benjamin Graham é o maior consultor de investimento do século XX e inspirou pessoas nos 4 cantos do mundo. O livro é conhecido como a “Bíblia do mercado de ações” desde sua publicação, em 1949.

Os comentários feitos por Jason Zweig, ao fim de cada um dos capítulos, proporcionam uma visão contemporânea, mas totalmente alinhada com conceitos abordados pelo autor no meio do século passado. Além disso, o livro sintetiza o que há de mais relevante em questão de análise empresarial para pequenos e iniciantes investidores. Sua fluidez é notória, além da linguagem objetiva e didática, de fácil compreensão.

É importante não se prender muito à ideia de que sua data de publicação ocorreu em 1949, pois trata-se de um conteúdo totalmente atemporal.

Livro 3 – Princípios

livro-principios

 

Título: Princípios

Autor: Ray Dalio

Fundador e copresidente da Bridgewater Associates, Ray Dalio é autor best-seller do The New York Times, também considerado uma das 100 pessoas mais influentes do planeta.

Dono da quinta empresa privada mais importante dos EUA, Dalio é considerado um dos maiores empreendedores do mundo, conhecido inclusive como o “Steve Jobs dos investimentos”. Em seu livro “Princípios”, ele compartilha suas técnicas de 40 anos de experiência na área, a fim de auxiliar qualquer pessoa ou empresa a alcançar objetivos.

Entre as centenas de lições do livro, o autor oferece uma abordagem clara e direta quando o assunto é tomada de decisão, além de ensinamentos valiosos para formar equipes sólidas e eficientes.

Livro 4 – A estratégia do oceano azul – Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante

livro-a-estrategia-do-oceano-azul

Título: A estratégia do oceano azul – Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante

Autor: W. Chan e Renee Mauborgne

O livro “A estratégia do oceano azul” é um fenômeno global que já vendeu mais de 3,5 milhões de exemplares. Publicado em mais de 44 idiomas, trata-se de uma obra-referência que foi adotada por várias empresas no mundo.

Muitos leitores deixam claro que, após ler o livro, você nunca mais será capaz de ver a concorrência da mesma maneira. O trabalho dos autores girou em torno de apresentar uma proposta convincente para perseguir uma estratégia por meio de uma abordagem criativa e não combativa.

Leitura obrigatória para executivos e estudantes de administração e negócios.

Os autores apresentam uma abordagem sistemática para tornar a concorrência irrelevante e descrevem os princípios e ferramentas que qualquer organização poderá utilizar para criar e desbravar seus próprios oceanos azuis – uma analogia a novos negócios totalmente diferenciados do que seriam seus concorrentes.

 Livro 5 – Manual do CEO

livro-manual-do-ceo

 

Título: Manual do CEO – Um verdadeiro MBA para o gestor do século XXI

Autor: Josh Kaufman

Ao redor do mundo existe uma crença errônea de que fazer um curso de negócios em uma escola tradicional é um dos grandes passos para alcançar o sucesso profissional. Mas sabemos que verdadeiros e bons líderes não surgem apenas nesse tipo de ambiente, não é mesmo?

Por isso, se você já pensou ou pensa em se matricular nesse tipo de curso, mas atualmente não possui condições para tal, o Manual do CEO pode ser uma alternativa perfeita para você. O guia é bastante prático e traz uma visão aprimorada das áreas que permeiam todo o universo do empreendedorismo, como vendas, marketing, criação de valor e sistemas.

A linguagem é direta e de fácil leitura. Esse livro poderá ajudá-lo a se adequar ao ambiente corporativo e entender a importância de investir em si mesmo.

A maioria dos CEO’s costuma ler 1 livro por semana

Não é nada difícil ouvir por aí que as pessoas não leem mais. Essa afirmação não poderia estar mais distante da realidade. A maioria dos CEO’s e grandes executivos lê de 4 a 5 livros por mês. É por motivos como esse que podemos chamar esses de verdadeiros líderes altamente capacitados, pois são os que reconstroem empresas, geram novos empregos ou inventam produtos para saciar novas vontades.

Se eles leem tanto, não há dúvidas de que ter um livro entre as mãos ainda é uma das atividades mais prazerosas e construtivas do mundo. Por isso, as leituras para CEO’s estão cada vez mais em evidência, pois esse precisa ser um hábito apreciado e dominado. Em poucos dias você poderá absorver insights incríveis para praticar em seu dia a dia e aplica-los às rotinas de suas equipes, seja para melhorar a gestão, gerar mais venda ou outros benefícios ao negócio.

Gostou das dicas?

Comente no campo abaixo as leituras que você indica para empresários e compartilhe sua experiência com outras pessoas!

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!