7 poderosos benefícios que um blog empresarial pode trazer para a sua pequena empresa

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Independente do ramo de atuação, qualquer pequena empresa opera em um cenário de constante mudanças tecnológicas e também mudanças no comportamento de seus consumidores. À medida que o tempo passa, essas pequenas empresas entendem que desenvolver uma forte presença na web é essencial para uma comunicação mais assertiva e abrangente com seus clientes.

Sabemos que 2019 é o ano dos vídeos, mas isso não quer dizer que você deva abandonar a ideia de desenvolver um blog empresarial cheio de conteúdos relevantes para seu público. O importante aqui é entender que você, dono de pequena empresa, não deve deixar de priorizar a criação e o desenvolvimento de um bom blog para alavancar as estratégias de marketing e vendas da sua empresa.

O blog empresarial ainda é, e continuará sendo, uma alternativa essencial para atingir seu público de maneira relevante na internet. Para sustentar essa afirmação, basta olhar para algumas estatísticas:

  • Sua empresa possui 434% a mais de chance de ter uma boa classificação nos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, entre outros) caso tenha um blog hospedado dentro do site, segundo a Tech Client.
  • Empresas que utilizam blogs como parte de seu “mix de marketing de conteúdo” recebem 67% mais leads do que aquelas que não fazem isso, segundo a Hubspot.

Se esses dois motivos ainda não são suficientes para que você comece hoje mesmo a investir em conteúdos relevantes, criando um blog empresarial, também listamos abaixo mais 7 motivos para você entender o quão poderosos são os blogs para as estratégias de marketing em pequenas empresas.

Prepare-se para absorver a lista abaixo e mudar o seu conceito com relação ao uso desse importante canal de comunicação.

1 – O blog empresarial impulsiona seus site nos mecanismos de busca

Todos os principais motores de busca apreciam conteúdos novos e relevantes publicados por empresas, e esse é um dos métodos mais simples e baratos para você investir. Quando uma empresa se disponibiliza a criar postagens em um blog, de forma consistente, ela está fornecendo ao Google, Bing, Yahoo, entre outros, conteúdos novos para serem indexados.

Essa também é uma oportunidade para as empresas inserirem palavras-chaves relevantes que seus próprios consumidores costumam usar para pesquisar os produtos e serviços que oferecem.

2 – As pessoas confiam em blogs relevantes e bem estruturados

Você deve encarar o blog da sua empresa como um dos ajudantes mais “humanizados” do seu negócio. Lá é onde você e o próprio público encontrarão sua voz e essência.

  • É onde você pode explorar os problemas e preocupações do seu público-alvo.
  • É onde a personalidade do seu negócio é identificada pelo público, fazendo a sua marca seja vista como mais agradável e confiável.
  • É o que diferencia você da concorrência.

Tendo isso em mente, é bom você saber que os blogs são a 5ª fonte mais confiável de informações on-line. Ele permite que sua empresa desenvolva uma relação de confiança com seu público-alvo, tudo por meio de conteúdo de qualidade e que eles consideram relevante.

Com uma seção de comentários ativa, você também poderá acompanhar as respostas dos visitantes às suas postagens, podendo responder diretamente a esses comentários, criando aos poucos uma relação de confiança com quem acredita na sua empresa e nos produtos e serviços que ela disponibiliza.

3 – Use o blog para estabelecer seu negócio como um “líder” em seu segmento de atuação

Independentemente de quão pequeno seja o seu negócio, o blog sempre será uma excelente maneira de despertar nos usuários a confiança na sua marca, estabelecendo influência no seu setor.

Ao fornecer conteúdos a esses usuários, eles poderão encarar isso como uma espécie de cuidado que sua empresa possui em querer sanar dúvidas por meio de posts bem escritos e recheado de informações. Isso mostra que, independentemente do tamanho do negócio, você está se disponibilizando a utilizar mais esse canal para encantar clientes e potenciais clientes.

À medida que o tempo for passando e as estratégias do blog da sua empresa forem crescendo, os usuários que ficarem satisfeitos com as publicações acabam enxergando sua empresa como referência naquele nicho específico de mercado, e isso, consequentemente, trará maiores taxas de visitas aos seus conteúdos, e também mais leads e conversões mais altas.

Um dos mais poderosos benefícios do blog empresarial é a oportunidade que ele cria para que usuários satisfeitos com as publicações da sua empresa possam compartilhar os links desses posts com outros usuários, que também passarão a visitar o seu site. Você deve encarar isso como uma das melhores oportunidades de aumentar o tráfego e também como uma forma exponencial de aumentar sua fatia de mercado.

4 – Um blog incentiva estratégias de inbound marketing

As empresas que se disponibilizam a criar blogs com conteúdos relevantes ou até mesmo memoráveis costumam receber 97% mais links para o seu site/blog do que aquelas que não investem nesse canal. Sim, a estatística é bastante surpreendente e foi revelada pela própria Hubspot e você não deve ignorar.

Os links de inbound (empresas que escrevem conteúdos que também linkam para assuntos pertinentes do seu blog) são considerados a alma de qualquer site/blog. Os chamados “back links” são uma moeda valiosa na internet, pois quando vários sites linkam conteúdos do seu blog em seus próprios textos, acabam por dar ao seu site uma classificação mais alta e relevante nos mecanismos de busca e pesquisa.

Quanto mais você escreve e publica textos úteis ao seu público no blog da empresa, maiores serão as chances de você obter esses links de outras fontes, pois tudo funciona na base da troca, que beneficiará ambas as empresas. Cerca de 55% das empresas que utilizam blog como parte de suas estratégias de marketing relatam obter resultados positivos por meio desse canal. E também 30% apontam obter resultados de vendas maiores por conta disso.

Logo, isso prova que a maioria das empresas evidencia o retorno sobre seu investimento.

5 – Investir no blog da sua empresa é investir no relacionamento com seus clientes

A interação com os clientes da sua empresa não precisa ser feita de maneira unilateral apenas nas mídias sociais (sim, lá também é importante!). Inclusive, temos um texto com 5 boas práticas de marketing para mídias sociais de pequenos negócios. A interação com o público também pode, e deve, ser feita por meio do blog, que oferece uma excelente oportunidade de sua marca conversar com o público.

Abaixo listamos algumas maneiras de começar uma conversa com seus clientes e potenciais clientes por meio do blog:

  • Ao criar o blog, é de extrema importância deixar aberto o campo de comentários dele. Isso permite que as pessoas comentem e deem feedback sobre os assuntos que você publica.
  • Incentive seus leitores a compartilhar as postagens que eles gostam. Mas como fazer isso? Basta ativar as opções de compartilhamento em mídias sociais ou e-mail.
  • Compartilhar os links em fóruns também podem ajudar nessa hora. Caso você identifique, por conta do seu ramo de atuação, que o campo de comentários não seja viável, vincular-se a um fórum possibilitará discussões entre pessoas que estão falando de assuntos em comum ao seu nicho de mercado.

6 – O seu blog empresarial completa as estratégias de mídias sociais

Houve um tempo, num passado nem tão distante, que os blogs e as mídias sociais eram considerados espécies diferentes quando o assunto era produção de conteúdo. O blog era considerado o lugar que as empresas criavam conteúdos sérios, longos e detalhados, e a mídia social onde publicava conteúdos considerados menos sérios ou de menor impacto.

Mas agora o contexto mudou, pois os blogs passaram a informar sobre as postagens da mídia social e a mídia social passou a ser um meio de atingir ainda mais pessoas, compartilhando por lá as publicações de blog. É por esse motivo que, sem um blog para promover nas mídias sociais da sua empresa, você está perdendo a oportunidade de gerar muito mais envolvimento de boa qualidade com o público de lá.

7 – Investir no blog empresarial faz com que você saia da zona de conforto

Hoje, os blogs evoluíram a tal ponto que eles são muito mais do que simples porta-vozes das empresas. Os leitores agora esperam que as marcas que admiram compartilhem publicações sinceras e transparentes, pois estão extremamente mais exigentes. Eles querem encontrar naquele espaço as informações que precisam para tirar dúvidas, conhecer novos produtos, serviços e também, claro, os reais benefícios de comprar de você e não do concorrente.

E por esse motivo, o blog é responsável, sim, por tirar sua empresa da zona de conforto para um patamar muito mais elevado do mercado.

Mesmo que você já venha alimentando um blog empresarial ou mesmo se ainda não deu o primeiro passo para isso acontecer, não é nada viável desistir dele em pleno ano de 2019. Por isso, certifique-se de que ele fará parte das suas próximas estratégias de crescimento e conteúdo, a fim de surpreender mais as pessoas que acreditam em você e no potencial da sua pequena empresa.

 

E você, por acaso já mantém um blog empresarial e gostaria de compartilhar com nossos leitores alguns dos desafios que enfrentou na implementação dessa estratégia? É só escrever nos comentários abaixo e ajudar quem ainda não deu esse primeiro passo!

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