Como fidelizar clientes na sua pequena empresa?

Já tratamos aqui no Blog da ACMinas a importância de fidelizar e manter os seus clientes. Boa parte das receitas de uma empresa vêm de seus clientes já consolidados, além de ficar muito mais barato manter e fidelizar do que conquistar clientes novos. Ensinamos aqui algumas técnicas de relacionamento eficiente com seus clientes.

Muitas pequenas e médias empresas sentem maior dificuldade em fidelizar suas relações com seus clientes, haja vista que eles têm algumas vulnerabilidades quando comparados às grandes empresas, principalmente quando consideramos o poder da marca, que é muito forte e, quanto maior a empresa, mais preponderante e vendável é sua marca. Outro fator, pode ser a dificuldade em trabalhar com taxas de lucro inferiores para alavancar vendas, já que o volume das vendas em si, nas pequenas empresas, é menor quando comparado ao das grandes concorrentes.

Mas vamos refletir, na verdade, as pequenas empresas também têm algumas vantagens com relação às grandes marcas, especialmente quando pensamos em compará-las com empresas multinacionais. As empresas muito grandes têm dificuldade no contato e no relacionamento mais profundo com seu público, já que estão geralmente distantes geograficamente e têm uma quantidade de clientes muito grande para atender. As pequenas e médias empresas, por sua vez, com uma carteira de clientes reduzida, têm a oportunidade de conhecer e tratar diretamente com seus consumidores, personalizando o atendimento.

E isso pode ser uma grande oportunidade, se bem utilizada. Vamos explorar algumas possibilidades inteligentes e executáveis para você trabalhar a fidelização.

Programas de fidelidade

Fidelidade também é para os pequenos lojistas, por que não? Hoje em dia existem softwares especializados em programas de fidelidade entre clientes e pequenas empresas. Esse é o caso do ZoOmBOX Cloud, por exemplo.

Com planos a partir de R$149,90 o ZoOmBOX Cloud oferece páginas personalizadas, que são incluídas no seu website, e vão armazenar dados dos clientes cadastrados, registrar suas compras e trocar pontos que podem ser trocados por prêmios.

O programa de fidelidade do software também tem outras facilidades, como a indicação de amigos em troca de vantagens e a possibilidade do lançamento de ações pontuais com a base de cadastros.

Segmentação dos clientes

Pequenas empresas devem empregar bem os seus recursos para captar e se relacionar corretamente com seus clientes. Como a verba para investir em divulgação é, normalmente, pequena, você deve assegurar que está investindo seus esforços em captar os clientes certos, e claro, garantir o atendimento de qualidade para eles.

A oportunidade do acompanhamento da jornada do cliente no uso do produto ou serviço pela empresa pequena é única. Se há a chance de acompanhar de perto e manter próxima comunicação com seu público, faça-o! Eles vão sentir-se prestigiados e valorizados.

É importante saber, portanto, quem são seus clientes em potencial, onde eles estão, como  buscam suas soluções e qual a intenção deles para com seus produtos e/ou serviços. Com essas respostas você pode direcionar adequadamente tanto seu modelo de negócio quanto sua estratégia de marketing e, posteriormente, montar o melhor fluxo de relacionamento para o seu público.

Medição de performance

Os KPIs, sigla para key performance indicators, são indicadores de performance, ou seja, um conjunto de dados cuja metodologia é especialmente utilizada na medição da eficiência das ações de marketing. Conheça ou relembre alguns desses parâmetros neste texto.

A coleta e interpretação dos dados do seu lead, que é o cliente qualificado, vai ajudar a compreender as suas necessidades e comportamento, sendo possível então, atender ou até mesmo superar as expectativas dele, o que traz grandes chances de mantê-lo fiel à sua marca.

Agora já temos alguns meios e ferramentas que você pode utilizar para investir na fidelização de seus clientes e, acredite, o investimento compensará em retornos profissionais e financeiros. Esperamos que tenha gostado do texto e até breve!

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!