Como planejar a expansão da sua empresa

Você certamente conhece histórias de empresas que se perderam em seus planos de expansão, verdade? Procuraram expandir além de suas capacidades de manter a qualidade e o modelo de negócios, e viram suas marcas serem abaladas, reduzirem o tamanho dos negócios drasticamente ou até mesmo encerrarem suas atividades.

Isso ocorre quando não há um bom planejamento estratégico de expansão e muitas coisas importantes para o sucesso do negócio se perdem no percurso. Hoje, vamos conversar sobre o que é um plano de expansão adequado para crescer sua empresa com resguardo e inteligência.

Importante clarificar que neste texto vamos abordar estratégias para uma expansão gradual, utilizando recursos próprios e a capacidade produtiva da empresa para crescer. Não vamos abordar outros meios de expansão empresarial, como por exemplo, a fusão com outra empresa ou a aquisição de uma concorrente.

Momento de expansão

O momento do avanço para expandir é um fator importante na consolidação do crescimento e de seus resultados finais. A organização deve estar plenamente estável, saudável e eficiente para expandir. Se você sente que preenche esses requisitados e o momento é o correto, deve também avaliar os indicativos de mercado de uma forma global e aqueles com relação ao seu segmento para ter a certeza que está na hora de iniciar.

Você deve estudar maneiras de fazer sua expansão de forma gradativa e deve aproveitar o timing caso haja alguma novidade de mercado que vá propulsionar seu segmento ou a sua empresa pontualmente.

Planejamento da expansão

Para planejar a expansão da sua marca, você pode utilizar métodos para avaliar o seu próprio negócio com precisão e poder chegar ao ponto de ter a certeza de que chegou ao momento certo.

Um exemplo de metodologia de avaliação do próprio negócio bastante aplicável é a 5W2H.

planejamento de expansão

Como funciona a metodologia 5W2H?

Se você avaliou a situação da empresa, do mercado atual e decidiu que o momento é definitivamente para investir e crescer, agora vamos construir a estrutura que norteará todo o processo de expansão, que será a 5W2H.

A metodologia é baseada em perguntas que devem ser respondidas e completamente preenchidas para que o seu negócio esteja completamente preparado para a ação. Para cada pergunta, as respostas devem ser completas de forma a criar um escopo que determine as ações e os passos para expansão.

É importante denotar que a 5W2H pode e deve ser feita e refeita periodicamente, e as perguntas são válidas para cada uma das etapas inclusas no plano de expansão, não apenas para uma leitura global do empreendimento.

  • 1W What? (O que será feito)?
  • 2W Why? (Por que)?
  • 3W When? (Quando será feito)?
  • 4W Where? (Onde será feito)?
  • 5W Who? (Quem fará)?
  • 1H How? (Como será feito)?
  • 2H How much? (Quanto custará)?

Respondidas todas as perguntas, seu plano de ações futuras para a expansão estará traçado. Agora é necessário colocá-lo em prática.

Não se esqueça de que para fazer a análise adequada e assertiva da sua empresa, análise da qual você necessitará para ter a certeza de que é o momento certo para investir, você pode e deve utilizar o método SWOT para fazer a avaliação. Falamos sobre essa metodologia e ensinamos como utilizá-la neste texto sobre e-commerce.

Avanço gradual na expansão

Bom, decidido que você deseja expandir, deve saber onde concentrar os esforços e investimentos para fazer expansões que tragam os resultados esperados pelo seu planejamento. Se você atende a uma quantidade x de clientes mensais e pretende atender a 2x, talvez seja conveniente contratar novos atendentes. Talvez.

É importante que você avalie a situação de cada setor da sua empresa e a performance deles. Na verdade, não necessariamente você necessita de investimento em material humano para aumentar a quantidade de atendimentos, talvez você precise de agilização nos processos ou aumento da qualidade das respostas. Por isso, gostaríamos de indicar um texto que ensina a utilizar indicadores de performance para diversos setores empresariais diferentes, e que deve ajudar bastante a encontrar gargalos de produção e os primeiros locais nos quais você deve investir.

É também por isso que dissemos que a 5W2H deve ser colocada em prática em todos os momentos, para avaliar cada setor no qual você deseja investir e crescer.

Você deve contemplar, é claro, uma avaliação das suas possibilidades financeiras de investimento e aplicar o dinheiro da melhor forma que encontrar. Ou seja, nas áreas mais frágeis da empresa e em seguida fortalecer ainda mais os pontos fortes, como nos indica a análise SWOT. Dessa forma será possível encontrar-se com os objetivos traçados inicialmente quando começou a pensar na expansão.

 

 

Esperamos que tenha gostado do texto. Acreditamos que ele têm diversas ferramentas que podem auxiliar no seu plano e na aplicação das suas estratégias de crescimento. Boa sorte!

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!