Como começar o planejamento estratégico para o seu negócio em 2019

O ano novo pode ser considerado um novo ciclo de oportunidades para empreendedores, negócios e empresas. E não importa o porte, todas as corporações precisam estruturar suas atividades para poder operar com mais eficiência e gerar resultados mais satisfatórios para colaboradores, gestores, diretoria e clientes. E para isso, é essencial ter uma equipe responsável por realizar um planejamento estratégico que contemple todas as suas operações.

Com a virada do ano, o ideal é que as estratégias definidas para o novo período já tenham sido traçadas. Caso elas ainda não tenham sido definidas, o Blog da ACMinas te apresenta algumas das principais ações para implementar um planejamento estratégico adequado para a sua realidade.

Como começar o planejamento estratégico para 2019

Análise SWOT

Planejar as atividades de uma empresa envolve questões existenciais para a corporação, como “Qual a situação atual?”, “Qual o objetivo?” e “Como alcançá-lo?”.

A tradicional análise SWOT é uma ferramenta importante para a revisão das estratégias, a fim de chegar às respostas dessas perguntas.

Com a metodologia, você identifica as Forças (Strenghts), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) que cercam sua área de atuação, sua empresa e o contexto em que está inserido.

A metodologia divide a análise em ambiente interno e externo. Essa segmentação ajuda a identificar os diferentes pontos que influenciam positivamente e negativamente o seu negócio. Dessa forma, é mais fácil entender o cenário e saber como atuar pontualmente em cada questão.

A gestão da sua equipe

Falaremos sobre gestão de pessoas com mais detalhes em um post futuro, mas saiba que a forma como sua empresa lida com os funcionários é primordial para atingir resultados satisfatórios.

Definições como política de contratação, plano de carreira e integração de equipes pode ajudar sua empresa a reter talentos e alcançar o objetivo de fazer parte de um ambiente corporativo mais saudável e entrosado.

Rever o que tomou mais tempo da sua equipe e como isso afetou a produtividade da empresa também é uma questão de gestão de equipe. Ter o conhecimento desses processos permite implementar melhorias para que os esforços dos colaboradores sejam direcionados para atividades mais precisas e que possam ser realizadas em menor tempo, porém com máxima eficiência.

Missão, Visão e Valores

Se as grandes empresas já têm missão, visão e valores muito bem definidos, é comum que micro e pequenas empresas não tenham esses conceitos tão claros. Por ter uma estrutura mais enxuta, o que acaba exigindo que os profissionais tenham muitas tarefas, pode ser comum que algumas questões institucionais sejam negligenciadas. Não deixe que isso aconteça!

Não acredite que essas três palavras são meras formalidades presentes na página institucional do seu site. Missão, visão e valores são as definições que norteiam toda a atuação da empresa, como ela pretende se expressar e qual imagem pretende passar. É a forma de se comunicar com o mercado, e isso inclui clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes.

Se a sua empresa não sabe o que ela é, o que ela pretende ser, então como sua atuação pode ser saudável e eficiente? Com base nessas definições, é possível criar as estratégias, ações e metas para o negócio.

Para empreendedores em início de atuação, estabelecer missão, visão e valores é um momento determinante para expressar com clareza aquilo que você pretende com a empresa e também como pretende criar um planejamento estratégico que vá de encontro aos seus objetivos.

Para empresas já formalizadas, os conceitos devem ser visíveis e consultados em todas as tomadas de decisão. Isso possibilita que os processos, a conduta e a rotina sejam feitas de forma coerente e consistente.

Metas, indicadores e mensuração

Empresas atuam em busca de lucro. E para lucrar, é necessário operar de forma eficiente. Para chegar à eficiência, é necessário analisar os processos atuais e entender o quanto de tempo e dinheiro estão sendo gastos para chegar a tais resultados.

Como começar o planejamento estratégico para 2019

Os seus processos são satisfatórios? Você tem metas para melhorá-los e, consequentemente, gerar mais produção e lucro?

Esse é um ponto essencial dentro do planejamento estratégico. Para ser eficiente, uma empresa eficiente, não importa o ramo de atuação, deve-se realizar sistematicamente uma apuração dos dados produtivos e dos processos realizados.

Para isso, é importante definir quais as métricas-chave no seu negócio. As chamadas KPIs (Key Performance Indicator, ou indicadores chave de desempenho) são os números mais importantes que definem a eficiência das estratégias utilizadas.

Se você atua com atendimento ao público, o tempo de atendimento e a taxa de satisfação são provavelmente os números que você deve acompanhar. Se você é um lojista ou atua no ramo comercial, é importante acompanhar números como taxa de conversão, ticket médio e custo de aquisição de clientes (CAC).

Alguns outros números são mais genéricos e se aplicam a todas as empresas, como o conhecido ROI (return over investment, ou retorno sobre investimento).

Acompanhar esses fatores e investigar suas causas gera uma inteligência plena sobre o seu negócio, permitindo chegar a novas soluções e evitar gargalos produtivos.

De olho no calendário

Ficar atento à agenda pode parecer algo trivial, mas é quando você se prepara para momentos atípicos, como feriados e datas comemorativas, e visiona oportunidades, com datas comerciais que podem impulsionar vendas, por exemplo.

Por isso, no início de toda troca de calendário, é importante que gestores acompanhem quais feriados ocorrem no início ou próximo ao fim de semana, a fim de planejar possíveis plantões, escalas ou semanas reduzidas de trabalho.

Para ajudar em seu planejamento estratégico, a ACMinas disponibiliza o Calendário de Funcionamento da Indústria e Comércio em Belo Horizonte para 2019.

Você pode acompanhá-lo em nosso blog ou baixar a versão em PDF para tê-lo sempre a vista e se antecipar com ações e campanhas para este novo ano.

Esperamos que aproveite e seus negócios prosperem em 2019!

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