3 dicas que podem ajudar a manter seus colaboradores

Na época de nossos pais e avós, era muito comum que os profissionais se aposentassem trabalhando a vida inteira por uma única empresa, não é verdade? Você com certeza conhece alguma história semelhante. Hoje em dia, porém, essa realidade está cada vez mais distante e é preciso entender o que mudou para reter os talentos na sua empresa.

O desafio de reter seus talentos e manter a equipe

Nos dias atuais, as relações de trabalho são menos perenes, e os profissionais, bem como os próprios postos de trabalho, estão em constante mudança. Novas especializações, novas oportunidades, novas profissões a todo instante são a realidade do século XXI. Por isso, as pessoas se mudam mais, buscando novidades e oportunidades.

As empresas também mudam muito, mas hoje nosso foco é falar sobre o ser humano. É um desafio cada vez maior manter uma equipe de trabalho. Todos os empregadores já o sabem. Também sabem que é benéfico para o ambiente, além de produtivo, ter uma equipe coesa e entrosada, o que se torna difícil quando as mudanças são constantes.

Mas o que você pode fazer para minimizar as perdas e manter os seus colaboradores com você?

Invista na equipe

reter talentos

Investimento na equipe pode ser feito de diversas maneiras, começando pela forma como você, líder, lida com eles. Procure ser um líder colaborativo, acessível e disposto a ensinar e ajudar os colaboradores nos desafios diários. Os funcionários estimam o contato com seus líderes, especialmente se for natural e constante. Líderes jamais devem se esquecer de seu potencial inspirador para as outras pessoas!

Os profissionais de hoje necessitam estar em constante formação. Disponibilize cursos, webinars e outras formas para seus colaboradores aprimorarem seus conhecimentos e desenvolverem ainda mais suas habilidades.

Incentive que eles trabalhem com outras equipes dentro da empresa. Esse contato cria entrosamento entre as equipes, o que é bom para o ambiente, e permite que eles desenvolvam novas habilidades.

Promova os colaboradores que são líderes técnicos naturais e que tenham uma eficiente gestão de pessoas. Recompense-os com aumento de remuneração quando for devido, valorize as “pratas da casa” nas quais você investiu e premie a equipe pelo cumprimento de metas.

Dê liberdade ao trabalhador e ao ambiente

Os sonhos dos profissionais hoje em dia são altos e variados. Pouca gente se contenta em fazer as mesmas tarefas e cumprir as mesmas funções para o resto da vida. Por isso, é importante colocá-los em situações desafiadoras e novas, com diferentes propósitos, objetivos e processos.

Dar liberdade criativa a seus colaboradores é fundamental, principalmente se você quiser receber soluções inovadoras e criativas partindo deles. As pessoas se sentem motivadas e empenhadas em trabalhar com liberdade e em atividades de criação.

Ter um ambiente que combine com o tipo de trabalho que você desempenha é interessante, embora você possa sempre inovar e ter um totalmente original e inspirador.

Agências de publicidade, por exemplo, costumam ser coloridas, interativas e barulhentas, pois as equipes trabalham em conjunto e a criatividade é a raiz de todo o trabalho. Escritórios de advocacia já tendem para um formalismo maior. Deixar que a equipe personalize um pouco do espaço de trabalho deixa o time mais confortável e alegre no dia a dia, o que aumenta produtividade e contentamento.

Adote a flexibilidade

Acredite, esse é um dos maiores motivos de felicidade para funcionários no mundo todo. Quanta gente não odeia acordar cedo? Quanta gente é muito mais produtiva no período da noite? A maioria dos trabalhadores, como mostra o estudo, preferem flexibilidade do que um aumento de salário.

Se o colaborador tiver flexibilidade para trabalhar em horários que combinem melhor com o relógio biológico dele, estará mais desperto e produzirá mais. Se ele tem este conforto de trabalhar em horários que lhe são mais agradáveis, mais contente estará.

Quando falamos em flexibilidade não estamos falando somente em horário de trabalho, mas também em possibilitar os acessos dos colaboradores às redes sociais nos computadores da empresa e permitir paradas para descanso em momentos estratégicos. Isso, além de aliviar o estresse, deixa o colaborador mais feliz e positivamente relaxado no trabalho.

É claro que todas essas medidas precisam do bom senso dos colaboradores, pois eles devem usufruir desses benefícios com responsabilidade, ou seja, fazer valer o fato de a empresa adotar essa postura e não cometer abusos. Os prazos e metas devem ser sempre priorizados, afinal, se tudo anda bem, a empresa e os colaboradores saem ganhando.

Essas foram as dicas para ter uma equipe de trabalho campeã. Invista sempre no seu material humano. É ele que vai elevar o patamar do seu empreendimento. Deixe seu comentário e continue acompanhando o Blog da ACMinas!

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!