Planejamento estratégico 2019 – Como manter a equipe motivada para colaborar com o plano anual da empresa

Planejar é indispensável em qualquer atividade que precisa de uma boa organização. Todas as áreas-chave de uma empresa devem delinear seus processos antecipadamente para rever suas operações, otimizar o que já dá certo e promover melhoras nos pontos de fragilidade. Para começar o ano, iniciamos uma série sobre a importância do planejamento estratégico em diversas frentes. Após tratarmos do planejamento estratégico, vamos falar sobre gestão de pessoas e como manter uma equipe motivada.

A gestão de pessoas é uma área desafiadora porque, como o próprio nome diz, lida com seres humanos, em toda sua pluralidade, seus anseios e desejos. Lidar com uma diversidade de interesses não é simples, e é por isso que os departamentos de pessoal e de recursos humanos têm papel fundamental nas empresas de alta eficiência.

gestao-de-pessoas

Para dar o pontapé inicial na nossa série sobre planejamento para 2019, confira algumas dicas para implementar em suas ações de gestão de pessoas.

Organize o calendário

Se sua empresa é da área industrial, comercial ou atende diretamente o consumidor é primordial que você faça um planejamento por equipe, tendo como base o calendário anual. Planeje antecipadamente sua escala de operações em feriados, projetando desde já os custos com benefícios, horas extras, eventuais reforços e necessidades afins.

Como operações com escala podem gerar insatisfações, é necessário que o calendário seja planejado com antecedência. Para ajudá-lo, a ACMinas fez o calendário completo com todas os feriados nacionais, estaduais e municipais que afetam as atividades em Belo Horizonte. Confira!

Otimize seu processo de contratações

Reforçar e renovar uma equipe ou repor a saída de um colaborador pode trazer um novo alento para sua empresa, mas não é um processo tão simples.

Estude as necessidades de cada posição, qual é o perfil profissional mais adequado, o tipo de formação necessária, e as experiências mais importantes, além das características psicológicas e comportamentais mais adequadas para agregar valor ao seu time.

Afora as necessidades da empresa, também é importante entender as necessidades dos candidatos durante as entrevistas. É importante conhecer seus objetivos e anseios para evitar que sua permanência seja abreviada, o que pode ser custoso, tanto do ponto de vista financeiro quanto da eficiência da empresa.

Trabalhe na retenção de talentos

Reforçar a equipe pela ampliação de seus negócios é um ótimo sinal.  Contudo, é muito importante criar um ambiente que agrade seus funcionários e evite a alta rotatividade, aproveitando as vantagens de um time coeso e entrosado.

gestão-de-pessoas

As ações para promover isso devem ser estabelecidas de forma sistematizada e não como esforços pontuais.

É importante que as empresas e os funcionários estejam em constante renovação de conhecimento. Por isso, procure disponibilizar cursos, promover workshops e participar de eventos da sua área para que seu time possa estar em contato com as principais novidades no seu setor de atuação.

No ambiente atual oferecer planos de carreira e possibilidades de aumentos na remuneração são essenciais para manter uma equipe motivada. Tenha um setor de recursos humanos que avalie a performance do time de forma justa e adequada de modo que a valorização aconteça de forma sistemática, sem gerar atritos indesejáveis.

Ambiente criativo e flexível

Um escritório bem climatizado e equipado, com um bom ambiente organizacional, criativo e flexível pode ser um diferencial importante. Os sonhos dos profissionais são variados. Apesar de dinheiro ainda ser algo importante, poucas pessoas se contentam em fazer as mesmas tarefas e cumprir as mesmas funções para o resto da vida.

Por isso, é importante implementar integração nas atividades para que as equipes se sintam desafiadas e menos entediadas com suas rotinas. Um ambiente flexível, com horários menos rigorosos, descontraído e criativo pode proporcionar mais soluções inovadoras, surgidas de forma espontânea em sua equipe.

Novas lideranças

O acompanhamento do RH é importante, não somente nas contratações e avaliações de desempenho mas, também, na identificação de oportunidades e de desenvolvimento profissional. Isto é ainda mais evidente em uma questão específica: a formação de lideranças.

Boas lideranças podem tornar a atuação das equipes mais assertivas e engajadas. Um líder pode inspirar os demais colaboradores e promoções internas podem incentivar funcionários jovens a ter interesse em permanecer na empresa.

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!