O que é ROI? Por que utilizar? Como calcular?

ROI é uma sigla para Return on Investment, que pode ser traduzido simplesmente como retorno sobre investimento. Trata-se de uma métrica simples que serve ao propósito de calcular se a empresa ganhou ou perdeu dinheiro com seus investimentos, e quanto.

Como calcular o ROI

A fórmula utilizada para cálculo é: (receita – custo) / custo. Bem simples, certo?

Pois é, ainda que bastante simples, o ROI está entre os indicadores de performance mais importantes para o empreendedorismo. Isso porque ele indica lucro ou prejuízo com relação ao investimento que está sendo feito. Isso permite muitas ações importantes para o negócio, todas a serem tomadas a partir de informações baseadas nesse cálculo.

Com a mensuração você será capaz, por exemplo, de medir a eficiência das campanhas de marketing nas quais investiu, o retorno que novas contratações trouxeram ou o desempenho de uma promoção em algum produto ou serviço que você ofereceu.

Por que fazer a mensuração recorrente do ROI

Lembra quando falamos aqui mesmo no blog sobre a atração de investidores? Caso você não conheça o texto, pode lê-lo clicando aqui. Então, se a sua empresa já iniciou sua operação e você busca por um aporte financeiro para novas atividades ou expansão, certamente os investidores olharão exatamente para o ROI do seu negócio para saberem se estão entrando em algo rentável.

Além do ponto fundamental de ser um indicativo valorizado por investidores, o ROI auxilia em outros dois importantes quesitos:

  • Avaliação dos prazos de retorno para investimentos, contratações, mudanças de políticas ou processos, e automatizações.
  • Avaliação do êxito da gestão com relação ao cumprimento das metas e objetivos em curto, médio e longo prazo.

As duas avaliações, por sua vez, levam a novos fatores relevantes. É importante denotar a oportunidade de aprendizagem propiciada pelas avaliações. Quando feitas com calma e na correta interpretação dos demonstrativos, pode-se inferir quais ações e estratégias na sua empresa estão apresentando os melhores resultados e quais não estão e precisam ser reformuladas.

ROI

Como aumentar o ROI da minha empresa

Essa é uma pergunta que, em outras palavras, quer dizer: como posso aproveitar melhor os meus investimentos?

receita – custo / custo.

A fórmula indica que tanto o aumento de receita como a redução de custos, necessariamente, acarretarão num aumento do seu ROI. E é claro, você pode também optar por tentar fazer os dois ao mesmo tempo para melhorar ainda mais os seus números.

Mas não adianta apenas pensar nos números. Você precisará de estratégias para que seja possível, por exemplo, reduzir os seus custos sem haver uma queda na sua receita.

Como reduzir os gastos da minha empresa

Como dissemos, uma das maneiras de melhorar o retorno da sua empresa é reduzindo custos. Como fazê-lo é um trabalho desafiador, mas existem algumas diretrizes que podem ser tomadas para que você consiga enxugar o orçamento sem prejudicar a produção e a promoção da sua empresa. Por exemplo:

  • Economizar nos gastos indiretos, como custos com energia elétrica e aluguel para não ter de cortar nos seus custos de produção.
  • Neste texto oferecemos algumas dicas para que você tenha maior sucesso em manter seus colaboradores, diminuindo a rotatividade e os gastos com demissões, contratações e encargos trabalhistas.
  • Terceirização. É um caso a se pensar para diversos setores dentro da empresa. Os trabalhos de limpeza, por exemplo, são menos onerosos, em geral, quando se contrata uma empresa terceirizada para prestar o serviço ao invés de contratar funcionários de carteira assinada para a função.
  • Negociação com os fornecedores. Procure melhores acordos na compra dos materiais dos quais você necessita, pois assim você terá imediatamente uma redução de custos.

Aqui já temos algumas formas de reduzir seus custos e aumentar, por consequência, o retorno sobre investimento do seu empreendimento. Existem muitas outras formas de cortar custos que futuramente traremos em outros textos aqui, no Blog da ACMinas. Agora, passaremos a algumas formas inteligentes de aumentar as receitas.

Como aumentar as receitas da minha empresa

A outra forma de aumentar os seus retornos é aumentar as receitas da sua empresa sem um consequente aumento excepcional nas suas despesas. Sem dúvidas, é uma tarefa bastante árdua, mas existem alguns caminhos que podem ser percorridos para lograr esse objetivo. Então vamos a eles:

  • Aumentar os preços cobrados por seus produtos e serviços. Essa estratégia pode dar um aumento automático à sua receita, mas deve ser muito bem estudada e planejada. Você precisa saber se o mercado e os seus clientes serão capazes de absorver o reajuste nos preços, caso contrário, a queda nas vendas será inevitável e o esperado aumento das não se concretizará.
  • Melhoria no relacionamento com os clientes. Aqui, a ideia é que você mantenha seus clientes mais próximos e cada vez mais satisfeitos. Dessa forma, a maioria deles fará novas compras com você, o que acarretará em um aumento de vendas e receitas. Clientes já conquistados têm menor custo para a empresa do que buscar novos.
  • Abertura de capital. Essa é estratégia mais burocrática, que levará a custos com advogados e consultores para que você chegue a um estatuto definido e resguardado para levar sua empresa à bolsa de valores. Vale lembrar que só terá efetividade para negócios ambiciosos e com possibilidades altas de lucratividade. Se esse é o caso do seu empreendimento, você pode abrir o capital da sua empresa e ter um grande aporte financeiro para custear melhorias em áreas como logística e estrutura, por exemplo, que possibilitarão maior crescimento.
  • Expansão da carteira de clientes. Buscar por novos clientes e compradores gera custos, certamente. Custos com estratégias de publicidade, com ações dos seus vendedores ou qualquer outra ação do tipo. Todavia, o custo das ações de marketing digital, sobre o qual comentamos neste texto, costumam compensar no médio prazo, sendo uma ótima estratégia para propulsionar seu ROI.

Esta foi nossa conversa sobre o ROI. Passamos pelo cálculo do retorno sobre investimento, os benefícios em extrair as informações dessa métrica e chegamos às maneiras de como melhorá-la. Esperamos que tenha gostado do conteúdo e volte sempre ao Blog da ACMinas para mais dicas de empreendedorismo.

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