Sua empresa está preparada para 2020?

2019 está chegando ao fim e, com isto, começam as expectativas em relação ao ano novo que se aproxima. Foi um período difícil para os negócios, mas muita coisa começou a melhorar e a tendência é que continue assim. Diante disso, o Blog ACMinas traz algumas dicas para quem quer empreender em 2020 ou melhorar o desempenho do seu negócio.

Para começar, acompanhar as novidades que chegam ao mercado é de extrema importância. Você, empreendedor, precisa estar atento às tendências  de mercado, a comportamentos e afins. Para ser bem sucedido, é importante que o empresário esteja por dentro do que acontece no Brasil e no mundo, nos mais diferentes setores. Uma dica que pode ajuda-lo a exercitar esse olhar mais afiado para o que é ou vai ser tendência no ano de 2020 é a prática do hábito de leitura. Se não o tem. porque não tentar desenvolvê-lo? A leitura é crucial para o desenvolvimento da percepção, da empatia e da criatividade, além de levá-lo para novos mundos e de ampliar sua capacidade de aprender novas habilidades. Comece com artigos curtos, blogs e revistas, mas invista em livros que abordem assuntos de seu interesse pessoal.

Outra dica importante para estar por dentro das tendências é ficar atento ao que dizem grandes personalidades e líderes que, ressalve-se, não precisam ser necessariamente ligadas ao seu setor de atividade. A leitura sempre torna  possível aprender novas formas de se lidar com os obstáculos.

Faça Networking

Para pequenos e médios negócios a capacidade de firmar parcerias e estabelecer conexões pode ser a diferença entre crescer e fechar as portas. O networking é uma prática crucial para desenvolver relações com outros empreendedores, trocar experiências e, principalmente, se ajudarem mutuamente. Em 2020 essa prática não será menos importante para a realização de bons negócios.

Busque um parceria que o ajude a inovar naquilo em que ainda não consegue. Trocar figurinhas é importante, mas sempre é possível desafiar-se, começando a “pensar fora da caixa” lidando com outras realidades por meio das experiências de terceiros.

Mas por onde começar o meu networking?

Participe de eventos e cursos na sua área! Procure os espaços de socialização que lhe possibilitem conhecer outros negócios e, principalmente, ter a oportunidade de também apresentar o seu.

Procure ajudar, ao invés de simplesmente procurar quem possa ajudá-lo. Aquela indicação pode vir de onde você menos espera. Ou seja, não julgue a importância pela capa.

#Dica

Fique atento ao calendário ACMinas. Nele você encontra eventos específicos  para os mais diversos setores de atuação e de mercado. Por exemplo, a programação de Rodadas e Encontros de Negócios, grandes oportunidades  para que empreendedores se conectarem.

E agora, 2020?

Para este novo ano é importante revisar o planejamento estratégico de 2019. Buscar compreender o que não funcionou, o que pode ser melhorado e o que deu certo!  E se você ainda não tem um planejamento, já passou da hora de fazer o seu.

Quando revisar as metas do novo ano não se esqueça de estabelecer objetivos concretos e segmentados que o auxiliem a chegar ao destino final. Selecionar  metas factíveis para cada mês vão ajudá-lo a atingir o que foi planejado ao longo de o ano.

#Dica

O Programa ACMinas de Formação de Gestores, realizado em parceria com a Escola Aquila, já está com as inscrições abertas para novas turmas! Ele consiste em atividades de treinamento e capacitação que têm como objetivo direcionar o foco para os resultados das empresas. O princípio básico é ensinar aos gestores como distinguir e separar o que é rotina daquilo que efetivamente seja melhoria, por meio da implementação prática de projetos pelos participantes.

Conheça o programa e comece 2020 com o pé direito.

 

 

E não se esqueça: manter um controle de fluxo de caixa. Uma equipe bem treinada e motivada, que busque inovações e veste a camisa da empresa é crucial para o sucesso do seu negócio. Comunique-se com seu time. Otimize seus processos e seja um líder!

#DicaExtra

Imponha um limite de reuniões semanais. Isto amplia a sua produtividade.

ACMinas: empreendendo com você.

 

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!