Retenção de talentos: Investir no seu time é o melhor caminho para o sucesso

A retenção de talentos é a cultura da valorização dos membros da sua equipe. Baseada nos pilares manter, lapidar e crescer, ela fortalece o ecossistema do seu dia a dia de trabalho com funcionários satisfeitos e engajados no bem comum. A prática pode até tirar o sono dos profissionais de RH da sua empresa, mas é crucial para o crescimento do seu empreendimento. E ela começa já no processo de seleção dos membros do seu time.

Para o seu bom funcionamento é importante que você saiba, de forma clara,  quais são os valores da sua empresa e que estabeleça um canal de comunicação aberto estes valores e os seus colaboradores e aqueles que se candidatam a sê-lo.

É fundamental haver uma relação de honestidade e franqueza desde início, na qual o próprio candidato possa logo decidir se deseja realmente se somar a sua equipe e os que já a compõem possam estar por dentro de tudo o que acontece e, assim, avaliar como poderão contribuir ainda mais. Isto não acontece quando as pessoas se sentem intimidadas e acabam por hesitar em compartilhar suas ideias.

Pare de negociar.

Muitos candidatos ficam focados nos números. Quando isso acontece, nem sempre, mas frequentemente, o coração dessas pessoas não está realmente alinhado com a sua missão. Seu escritório tem que transmitir a sensação de ser como uma comunidade. A maioria dos seus colaboradores passa – ou virão a passar – mais tempo no trabalho do que com as suas famílias. Por isso é importante que elas se sintam valorizadas e recompensadas.

O principal ingrediente da felicidade no ambiente de trabalho vai além da compensação financeira ou do prestígio. Ela resulta, também, da oportunidade de realizar um trabalho de relevância, onde as pessoas possam se sentir fortalecidas e produtivas. Paixão e trabalho em equipe são essenciais. Ter  colaboradores genuinamente motivados e engajados com a sua empresa vai se refletir no seu faturamento. Mas para que isso aconteça você tem que demonstrar que se importa com a equipe. Muitos gestores encaram a bonificação financeira como a forma mais fácil de chegar a isso, mas não se esqueça de que investir no seu colaborador é investir em treinamentos, cursos e num ambiente saudável e com estrutura para a realização de suas atividades.

Não sabe se sua empresa está bem com seus colaboradores?

A forma mais espontânea de observar isso é notar quantos funcionários recomendam colegas e amigos para se juntar ao grupo de colaboradores. Procure por indicadores comuns, como a dedicação das pessoas ao cumprimento de prazos ou se as relações do dia a dia se estendem além das paredes do escritório, com as pessoas gostando de passar o tempo umas com as outras, mesmo quando não estão sendo pagas para fazê-lo.

A retenção pode ser vista muitas vezes como algo que pode ser adiado e sem grande urgência, mas tenha sempre em mente que, se ficar esperando para perceber se está perdendo colaboradores, já estará atrasado. O coração da retenção de talentos é concentrar-se na interação dos seus colaboradores com o ambiente de trabalho e com os colegas com que passam a maior parte do tempo. Não espere até que surja algum tipo de atrito para só então começar a pensar no dia a dia da sua empresa.

Agora que você já sabe o que é a retenção de talentos, aprenda como praticá-la.

Procure por diamantes brutos.

O colaborador não precisa preencher todos os seus pré-requisitos. Um candidato que se mostra disposto a aprender com a cultura da empresa pode ser um investimento que, com o tempo, irá aprimorar as habilidades que dele se espera. O nível de habilidade desse candidato pode ser menor hoje, mas seu potencial para adquirir conhecimento deve ser considerado.

Comunique-se

Tenha múltiplos canais de comunicação. O engajamento é algo que acontece de maneira bilateral e, para isto, é preciso empenho muito maior em manter uma equipe informada. As pessoas realmente querem entender o que está acontecendo, o porquê de a empresa estar se movendo e para onde o faz.

Reconheça

Recompense sem que seja preciso pedir. Quando você reconhece as pessoas e elas não esperavam por isto, você ganha uma tonelada de pontos. Você causa uma grande impressão. É importante tratar os indivíduos como indivíduos.

Monte um bom plano de carreira

Ter um bom plano de carreira e clareza nos objetivos estimula o colaborador a se desenvolver dentro da empresa. Este é um dos pontos-chaves para se reter  talentos. O mercado vive um momento em que há significativa rotatividade de colaboradores dentro das empresas. Este fato se dá, principalmente. quando as empresas não traçam metas e objetivos para os colaboradores. Defini-los com clareza é uma forma de mantê-los engajados para alcançar os objetivos comuns.

Preze pela segurança profissional

Colaboradores que se sentem seguros nos seus empregos tendem a render mais e, principalmente, conseguem desenvolver suas funções com mais qualidade.

O ambiente e a importância na retenção de talentos

Um ambiente propício e que oferece boas oportunidades de trabalho e de trocas de experiências é o que a maioria dos colaboradores busca. Ninguém suporta um ambiente minado por excessivas cobranças, muitas das quais resultantes de ignorância e intolerância. As pessoas, além de não se engajarem, acabam desistindo do emprego.

Gestão dos colaboradores como diferencial

Conseguir administrar as individualidades dos seus colaboradores é um dos grandes desafios dos gestores no dia a dia das empresas. Entender o que cada colaborador precisa e de que forma ele pode ser estimulado para render mais é fundamental para aperfeiçoar o desempenho das equipes.

Mapear o perfil comportamental dos colaboradores, conhecendo seus pontos fortes e fracos, pode ajudar o setor de RH e os gestores a traçar estratégias mais eficazes na retenção de talentos.

Aplique sua pesquisa organizacional

Quer saber como está o clima na sua empresa? Aplique uma pesquisa organizacional e avalie a satisfação dos colaboradores na relação com os gestores e com os outros membros da equipe. No entanto lembre-se: é para colocar soluções em prática!

Feedback é parte do trabalho

Bons líderes são aqueles que dão feedback’s constantes e justos aos membros da sua equipe. O crescimento é constante e construído de forma conjunta.

E você como faz para reter os talentos da sua empresa? Conta pra gente!

Leia mais sobre este e outros assuntos no Blog ACMnias .

 

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!