Planos de saúde empresariais aumentam a produtividade, veja como!

Já se perguntou se vale a pena gastar dinheiro oferecendo um plano de saúde aos seus funcionários? Este texto faz alguns esclarecimentos sobre o tema.

Incentiva a permanência de bons profissionais

Em entrevista ao site U.S. News, Katrina Firlik, co-fundadora e diretora médica da HealthPrize Technologies, em Norwalk, nos Estados Unidos, comentou que os benefícios de saúde dão aos funcionários uma sensação de que a empresa se importa com eles. Essa constatação é um dos pilares para que o colaborador se sinta feliz e satisfeito em seu ambiente de trabalho.

Além de ser um importante motivador para o funcionário, o recurso reduz as faltas no trabalho que ocorrem devido a problemas de saúde. Afinal, com acesso a medidas preventivas, o colaborador tem mais chances de evitar enfermidades que possam prejudicá-lo nas atividades laborais.

Na mesma entrevista, Firlik lembrou que os planos de saúde mantêm as pessoas longe dos hospitais para tratamentos sérios, evitando problemas de frequência no trabalho. Segundo a doutora, os interesses devem seguir alinhados: enquanto a empresa deseja seus colaboradores saudáveis e dispostos, os funcionários querem o mesmo para si.

Uma boa ação chama atenção!

Oferecer um plano de saúde para os funcionários pode ser uma vantagem para sua empresa em diversos aspectos, sejam eles relacionados à produtividade ou à manutenção de um bom ambiente organizacional.

O funcionário se privilegia por poder dividir os custos do plano e sentir que seu bem-estar é uma prioridade e faz parte dos valores da empresa. Com isso, o ambiente de trabalho se torna muito mais agradável e propício à produtividade.

Quando uma empresa garante benefícios aos seus funcionários, além de promovê-los diretamente, a ação ajuda a criar valor de marca, indiretamente, em outras instâncias muito relevantes, como o mercado (parceiros e concorrentes) e público-alvo (possíveis clientes).

Pensar no bem-estar dos colaboradores e traduzir isto de forma concreta por meio desses incentivos melhora a reputação da empresa como um todo, atraindo o interesse de novos colaboradores e potencializando o trabalho de branding.

Um exemplo dessa estratégia, em uma escala maior, foi a ação ousada da Lush, em que 10% das novas ações do negócio serão atribuídas ao fundo dos colaboradores. Além da satisfação interna, a medida virou manchete mundial nos meios de comunicação e se transformou em mais visibilidade para a marca.

Pode parecer um sonho distante, não é?! Mas toda marca começa de alguma forma mais simples e oferecer um bom plano de saúde é uma das bases para a satisfação dos colaboradores.

Unimed empresarial

 

A produtividade da sua empresa precisa de um plano!

Introduzimos os dois primeiros tópicos antes de comentar sobre a questão da produtividade, pois eles estão intimamente ligados ao tema. Afinal, análise superficial pode indicar que um plano de saúde não impacta diretamente a produtividade, mas ao se aprofundar nos desafios da gestão empresarial fica claro que o benefício pode reverberar positivamente tanto no caixa como nas operações da empresa.

Listamos algumas das vantagens obtidas ao oferecer planos de saúde para seus colaboradores. Veja como elas impactam positivamente as atividades da empresa:

  1. Funcionários saudáveis faltam menos ao trabalho
  2. Há riscos menores de afastamentos prolongados graças à adoção de medidas preventivas
  3. Melhora na relação entre colaborador e empregador
  4. Funcionários que se sentem amparados tendem a produzir mais e ter maior estima pela empresa
  5. Atuar pelo bem estar das pessoas melhora a reputação da marca
  6. Ambientes com acesso à saúde têm menos chance de gerar estresse e quadros como ansiedade e burnout
  7. Situações emergenciais de saúde podem ser cuidadas com mais facilidade
  8. Pode ser um diferencial decisivo para contratar um bom colaborador

Viu só?!  São por estes motivos que um plano de saúde é um investimento. Todos esses reflexos podem melhorar o ecossistema da sua marca, seja dentro da empresa ou externamente, na relação com fornecedores, clientes e prospects. Cuidar dos seus funcionários é garantir a saúde do seu negócio!

 

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