Lista de filmes inspiradores para vendedores, gestores e empreendedores

Para dar seguimento às dicas culturais no Blog da ACMinas (anteriormente trouxemos Muhtar Kent e seu livro favorito, “A ascensão do dinheiro”, de Niall Ferguson), hoje vamos trazer uma lista de filmes que tratam dos mais diversos assuntos do mundo do empreendedorismo, das vendas e da gestão.

Freakonomics

Por que é que as pessoas agem como agem? O que torna um pai um bom pai? O que nos torna consumistas? O que estimula as pessoas a agirem e pensarem? Essas são algumas perguntas complexas, para as quais Freakonomics trará respostas tão complexas quanto.

A ideia central desse documentário é tratar com estatísticas, evidências empíricas e números alguns dos assuntos mais debatidos e até polêmicos da nossa sociedade, como, por exemplo, a pobreza ou mesmo a relação entre pais e filhos. Enquanto muita gente aborda esses temas partindo de achismos ou de suas preferências éticas ou morais, Steven Levitt, PHD em economia pelo MIT e seu colega jornalista Stephen Dubner preferem uma abordagem mais utilitarista e prática de alguns dos grandes dilemas da modernidade.

Vale ressaltar que Freakonomics é também um livro best-seller lançado em 2005, que só em 2010 ganhou novo formato neste agradável e reflexivo documentário de que estamos falando.

A capacidade do filme em tratar estatisticamente diversos assuntos e mensurar coisas que anteriormente pareciam a muitos economistas como imensuráveis é um dos grandes méritos da obra, que pode servir de inspiração de muitas formas: aprendendo um pouco mais sobre o comportamento humano, entendendo como os fatores externos influenciam no consumo e na riqueza e descobrindo o que motiva as pessoas a agirem.

Saiba mais no IMDb

Lobo de Wall Street

filmes inspiradores

Jordan Belfort não é um exemplo de comportamento ético e isso fica claro logo nos primeiros minutos de filme. Mas engana-se quem pensa que não há nada para aprender com o personagem e com o filme. É justamente aí que temos uma grande lição.

As consequências de uma ambição, de uma ganância nefasta e desmedida são desastrosas para Belfort, assim como são, mais cedo ou mais tarde, para aqueles que acreditam que podem enganar, escamotear e dobrar as pessoas e as leis.

Não paremos por aqui. Você pode aprender com Belfort traços de intrepidez, de sua coragem, e capacidade de se arriscar para atingir seus objetivos e, principalmente, como o poder da persuasão pode ser uma ferramenta valiosa para vendedores bem-intencionados.

Detalhe: a história é baseada em fatos reais!

Saiba mais no IMDb

Moneyball

Se você acha que é impossível fazer bons negócios com poucos recursos, Moneyball vai tirar de vez essa ideia de sua cabeça. Sendo outra história baseada em fatos reais, o filme estrelado por Brad Pitt conta a história de Billy Beane, um lendário administrador de equipes de baseball que, até os dias atuais, ocupa o cargo de chefe de operação do Oakland A’s.

Por que Billy Beane é uma lenda no esporte e é considerado um revolucionário? Vamos aos fatos: Beane comandava a equipe de menor orçamento de toda a Major League Baseball, principal liga de beisebol americana, e muitos consideravam impossível competir com equipes como os Red Sox de Boston ou os Yankees de Nova Iorque com seus orçamentos quase bilionários.

Uma das frases marcantes do filme é a que diz “quando as coisas não funcionam bem, mude seu jogo”. O mote é muito interessante e entra perfeitamente em consonância com o que Beane faz para realizar uma virada histórica na franquia em que trabalha, o Oakland A’s.

Ele encontra uma nova forma de trabalhar o baseball, baseado em estatísticas e matemática avançada para formar um time que, a princípio, apenas em tese, funcionaria e venceria os jogos, já que seus jogadores teriam características complementares uns aos outros e isso possibilitaria vencer a maioria das partidas.

A proposta, inicialmente considerada ridícula por tentar aplicar fórmulas matemáticas a um esporte de diversas nuances, provou-se inesperadamente acertada. Logo o sistema de Beane se tornou a referência para o trabalho e a montagem dos times em todas as franquias de beisebol americana nos anos subsequentes.

A grande lição do filme está, talvez, em mostrar que o homem é capaz de lidar com situações adversas e utilizar a criatividade para superar barreiras e derrotar inimigos que parecem invencíveis. É um filme sobre um gestor realmente inspirador.

Confira mais no IMDb.

Jobs

Steve Jobs foi um dos maiores empreendedores e uma das mentes mais brilhantes do Vale do Silício em todos os tempos. Isso já é bastante conhecido, não é verdade? Esse filme não se restringe aos feitos já conhecidos de Steve Jobs como mentor de algumas das tecnologias mais presentes no cotidiano das pessoas. Ele vai muito além.

Com uma magistral interpretação de Ashton Kutcher, o filme mostra alguns detalhes pessoais da vida do gênio por trás da Apple e apresenta diversas lições muito valiosas, como a resiliência, a confiança na própria capacidade de criação, a luta por ideias e sonhos, a coragem em resistir a muitas adversidades e respostas negativas e, por fim, a capacidade de lidar com os investidores.

Jobs teve tudo isso em um homem só. Não foram poucas as oportunidades em que se decepcionou, em que não atingiu seus objetivos ou teve suas ideias e propostas rechaçadas. Mas Steve Jobs tinha um ideal pelo qual lutar e acreditava no que estava fazendo. Por isso, sua resiliência absoluta frente a todas as adversidades que encontrou em seu caminho não foram motivo para que ele desistisse até se tornar a referência em empreendedorismo e criação que, hoje, o mundo inteiro reconhece.

Confira mais no IMDb

Walt antes do Mickey

Walt Disney nem sempre foi um dos homens mais bem sucedidos do mundo. Embora isso possa parecer irreal, é a verdade. Entre os percalços de sua vida, foi recusado em diversos empregos e já chegou a escutar que “não tinha ideias muitos originais”.

Sempre guiado por uma máxima aprendida na infância com seu pai – “sempre termine o que você faz. O que quer que esteja fazendo, faça bem” – Disney teve que perseverar, diante de muitos adversários em uma indústria com poucas oportunidades.

A certeza de seu próprio talento e a confiança nas equipes e nas pessoas que colaboravam com ele davam-lhe a segurança de resultados futuros. Isto serve de inspiração para quem quer empreender e criar.

Saiba mais no IMDB

Gostou das dicas? Estes foram apenas alguns dos filmes capazes de inspirar verdadeiramente as pessoas e que selecionamos para você. Só filmes excelentes na lista. Assista!

E fique ligado aqui no Blog da ACMinas para outras dicas culturais que lhe ajudarão a crescer profissionalmente.

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!