Planejamento estratégico 2019: Qual é a importância do planejamento financeiro para empresas?

gestor-elaborando-gráficos-crescentes-planejamento-financeiro-para-empresas

Que tal falarmos um pouco de planejamento financeiro para empresas? O seu negócio está precisando rever alguns processos nessa área?  Hoje vamos ajudá-lo nesse assunto, dando sequência à série “Planejamento estratégico 2019”. Então vamos lá!

Sabemos que passar pelo processo de elaboração de um plano financeiro é uma tarefa cansativa, mas também de extrema importância para qualquer dono de pequenos negócios. No entanto, esse planejamento o ajudará a orientar tomadas de decisões no dia a dia. É muito importante iniciá-lo pouco antes do ano acabar ou logo no primeiro bimestre do ano corrente.

Esse procedimento permite comparar os números das previsões feitas no período anterior com os reais resultados que sua empresa atingiu no fechamento anual. Essa etapa permite a análise de informações importantes sobre a integridade geral e a eficiência do seu negócio.

Gerenciar o fluxo de caixa de forma eficiente deve ser uma prioridade, tendo em vista que muitas boas ideias de negócios falham devido à má gestão dessa área. A primeira dica essencial é ser disciplinado e saber exatamente quando o dinheiro entra e sai.

Sem o planejamento financeiro adequado, você simplesmente não saberá se sua empresa está obtendo lucro ou se, no final das contas, está tomando as decisões corretas nos momentos oportunos.

O post de hoje ajudará você, por meio de 5 dicas básicas, porém extremamente importantes, a tornar o planejamento financeiro uma das prioridades de 2019 na sua empresa.

Gerenciamento de Caixa – O planejamento financeiro pode e vai salvar sua empresa

Cada empresa possui suas particularidades e muitas possuem variações mensais ou sazonais em suas receitas que se traduzem em períodos em que o dinheiro é mais abundante ou momentos de escassez.

Ao elaborar o planejamento financeiro, o gestor precisa levar todos esses ciclos em consideração a fim de manter o controle rígido sobre os ganhos durante os períodos de baixa receita prevista. A má gestão do caixa poderá resultar em consequências negativas, como a dificuldades para de fazer a folha de pagamento, e ninguém deseja isso, não é mesmo?

Ter um planejamento financeiro estruturado para que sempre haja receita disponível ajudará você a dormir mais tranquilo todas as noites. Dessa maneira, ficará muito mais fácil aproveitar boas oportunidades, como a reposição de seu estoque de produtos de um fornecedor em preços temporariamente reduzidos, por exemplo.

Tenha visão a longo prazo – Encare seu planejamento financeiro com visão macro

No mundo dos negócios, é muito fácil que as atenções sejam voltadas aos momentos de crise ou a questões que precisem de um cuidado maior no dia a dia. Infelizmente, o preço que muitos gestores pagam por estarem mais preocupados com prazos curtos e ações reativas é que pode-se não aproveitar tempo suficiente planejando ações eficientes para que a empresa cresça a longo prazo.

É por esse motivo que o planejamento financeiro das empresas com foco no futuro permite que o proprietário e os gestores possam entender melhor quais investimentos precisam ser feitos a fim de manter o negócio em uma trajetória de crescimento, sempre à frente dos concorrentes.

O planejamento financeiro é uma peça-chave para alavancar o desempenho da sua empresa

O empresário toma tantas decisões ao longo de um mês que pode ser difícil dizer quais delas resultaram de fato em sucesso e quais ideias ou estratégias não funcionaram.

A preparação do plano financeiro deve envolver a definição de metas quantificáveis e que poderão ser comparadas aos resultados reais durante o ano. Dessa forma, você poderá acompanhar, por exemplo, se um aumento no investimento em publicidade realmente levou a um determinado salto nas vendas.

Dica: acompanhar de perto a venda de produtos individuais ajudará você a tomar decisões com relação a verbas que serão aplicadas em marketing.

Priorizando despesas – Defina uma ordem de forma linear e siga firme nesse plano

Conservar recursos financeiros em uma empresa de pequeno porte é um elemento crítico de sucesso. O processo de planejamento financeiro ajuda o gestor a identificar os gastos mais importantes, aqueles que trazem melhorias imediatas em questão de produtividade, eficiência ou penetração no mercado, em comparação àqueles que podem ser um pouco adiados até que o caixa esteja mais estável, por exemplo.

Tenha em mente que, mesmo as maiores e mais bem capitalizadas empresas passam por este processo de priorização, comparando o custo aos benefícios de cada despesa proposta neste plano.

Softwares que auxiliam o planejamento financeiro de empresas

O planejamento financeiro nada mais é do que uma previsão do desempenho futuro da sua empresa e, geralmente, é operada com a ajuda de softwares ou planilhas. Pequenas empresas podem se beneficiar muito com o esse tipo de planejamento uma vez por ano, ou mesmo semestralmente.

Mas lembre-se de que essa ação geralmente é preparada como parte de um processo geral do plano de negócios anual ou semestral da sua empresa. Com ajuda de um software, o planejamento deve ser acompanhado e ajustado de forma rotineira. É importante registrar as metas definidas por você e pelo seu time, com as estratégias definidas para ajudar o negócio a crescer durante o ano de implementação.

Separamos três softwares que são muito utilizados por empreendedores e gestores para a elaboração do planejamento financeiro. Veja qual deles melhor atende às suas necessidades:

Conta Azul

QuickBooks

Bkper

Como medir o progresso dessa estratégia no seu planejamento?

Nas empresas ainda em estágios iniciais de atuação, os gestores costuma trabalhar longas jornadas e lidam com inúmeros desafios. Por isso, pode ser difícil avaliar se o progresso está de fato acontecendo ou se o negócio não está prosperando.

O momento de análise de resultados, seja com métricas melhores ou piores do que as previstas, exige que a manutenção de forma ativa do planejamento financeiro.

Que tal elaborar um gráfico mostrando o crescimento constante da receita, mês a mês, ou montar uma planilha evidenciando como o crescimento do saldo de caixa vem evoluindo nos últimos meses? Esses são fatores extremamente motivadores e que podem ajudar a identificar, com a clareza dos dados, problemas ou oportunidades para sua empresa.

Seguindo essas dicas, seu negócio tem mais chances de se alavancar no mercado. Por isso, nunca é tarde demais para começar o seu planejamento financeiro.

E aí? Você já está utilizando ou indica algum software para esse tipo de planejamento? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo!

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!