Confira 5 dicas de precificação

Dúvidas para precificar? Confira 5 dicas que facilitam o seu trabalho

Você sabe precificar o seu produto/serviço? Esta é uma das grandes dúvidas dos proprietários de micro e pequenas empresas. O preço tem um papel de destaque em qualquer empreendimento e praticar um preço errado pode significar o fim da sua trajetória empreendedora. Para chegar ao valor correto do seu produto é preciso levar em conta o seu preço no mercado e o valor calculado em função dos custos e despesas da empresa. A precificação adequada busca calcular um valor que gere competitividade, atratividade e lucratividade. Isto, é claro, sempre levando em conta os aspectos mercadológicos e financeiros do seu negócio.

Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar na hora de definir o preço.

  1. Fique atento ao giro do seu produto

Quanto maior o giro do produto, menor tende a ser a sua margem de lucro. O giro do seu produto precisa ser suficiente para cobrir os gastos fixos da sua empresa, superando o “ponto de equilíbrio” a cada mês. Para isso, a sua margem de lucro, multiplicada pelo giro, deve ser igual ou superior às suas despesas fixas.

  1. Observe o preço da concorrência

Procure se diferenciar dos concorrentes, seja na apresentação do produto, processo de venda, ponto comercial, ou na venda de kits, que podem reduzir a sua margem de lucro, mas aumentam o ticket médio do cliente.

  1. Saiba identificar seu público-alvo

A depender do seu público e das expectativas, o preço de venda dos seus produtos e serviços pode ser alterado e/ou ajustado. Se o seu cliente busca agilidade (produtos ou serviços entregues em menor tempo), conforto (preço fechado, você cuida de tudo e apenas entrega o produto ou serviço pronto para o cliente) ou exclusividade (produto ou serviços de baixa disponibilidade), ele é menos sensível ao preço e você pode melhorar a sua margem com um maior valor de venda. Ou, se a sua margem permitir, entregue agilidade e/ou conforto como forma de se diferenciar dos seus concorrentes, mesmo em uma disputa pelo menor preço.

  1. Comprar bem é segredo que todo mundo conhece

Como o preço de venda é definido pelo mercado, sua melhor chance de aumentar os lucros é reduzir o preço de aquisição dos seus produtos. Negocie com fornecedores, planeje suas compras para otimizar os custos com frete e/ou embalagem e, assim, melhorar a sua margem de lucro. Quando possível, faça compras em conjunto com parceiros para aumentar o poder de barganha por meio do aumento na quantidade.

  1. Evite promoções a todo momento

Se você fizer promoções continuadamente o cliente vai se acostumar com o preço promocional e deixar de adquiri-lo quando voltar ao preço regular. Escolha datas especiais para suas promoções e, então, incentive o cliente a comprar em maiores valores. Por exemplo, em uma feira, se na última hora você liquida os produtos, seus clientes deixarão para comprar  apenas nesses horários para aproveitar o desconto.

 

ANS.

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

  1. Aparecida Lara 15 de agosto de 2019 as 10:23

    Parabens
    A ACMINAS sempre inovando.
    Gostaria de participar das palestras e eventos.
    Fomos associados durante alguns anos,na presidencia do Sr LOFT.
    Estamos viabilizando a volta com a nossa Federacao ( em tramite de nova diretoria).

    grata

    31 99994 0959

    Responder

Deixe o seu comentário!