Certificado Digital: recurso obrigatório para MEIs e solicitantes do Simples Nacional também pode revolucionar a sua administração

A base da realização de bons negócios é a confiança, segurança e principalmente a otimização de processos em busca de resultados. Um processo que geralmente poucas empresas descobrem como facilitar é a assinatura e autenticação de contratos. Fechar parcerias é primordial, mas você pode estar perdendo uma oportunidade de economia e agilidade. Com o Certificado Digital ficou mais prático realizar a assinatura de contratos, transações financeiras e demais transações eletrônicas.

O Certificado Digital têm validade jurídica?

A MP 2.200-2 é a medida provisória que regulamenta a obrigatoriedade do certificado digital. Ela distingue a assinatura digital das demais chancelas eletrônicas, permitindo o uso do certificado digital como garantia de autenticidade, integridade e validade jurídica dos documentos eletrônicos.

O Certificado Digital se caracteriza como um recurso obrigatório para algumas pessoas jurídicas.

Empresas que tenham lucro presumido, microempreendedores individuais (MEIs) e empresas optantes pelo Simples Nacional precisam contar com o certificado. No caso das empresas de lucro presumido, a obrigatoriedade vem da receita federal, que exige que as declarações mensais e anuais sejam feitas por meio do certificado.

O Certificado Digital é uma facilidade real

Economia de Tempo

Com o Certificado Digital é muito mais prático realizar e autenticar assinaturas de documentos, transações financeiras e muitos outros procedimentos que requerem uma chancela jurídica. O Certificado possibilita a realização de assinaturas remotas. Período de férias? Pedidos com necessidade de urgência? Com a Certificação isso não é um problema.

Redução de Custos

Desde custos operacionais, no o funcionamento do seu negócio, como papelaria, ou gastos com terceiros, querendo ou não, muitas vezes a assinatura de documentos consomem mais recursos do que é perceptível.

Aumento da Segurança

O uso do Certificado Digital aumenta a segurança em processos burocráticos. A forma mais segura de assinatura é a assinatura criptografada digital. E por mais que ela seja digital ninguém vai poder fazê-la por você.

Benefício Extra

Com o Certificado a sua empresa se torna uma empresa que preza pela responsabilidade ambiental, reduzindo drasticamente o seu consumo de papel. Contribuindo com a preservação ambiental e o consumo consciente de recursos.

Como adquirir o seu Certificado?

A única maneira de garantir que o certificado digital possua validade jurídica é adquiri-lo a uma das autoridades certificadoras credenciada pela autoridade certificadora raiz do Instituto Nacional de Tecnologia (ITI), gerenciadas pelo ICP-Brasil.

ACMinas agora é uma AR Prodemge

A Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) e a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) assinaram acordo que torna a ACMinas uma autoridade de registro e tem como objetivo promover aos associados a segurança e confiabilidade para realizar transações eletrônicas. O Certificado Digital garante ao associado o sigilo das informações, redução de custos operacionais, praticidade e mobilidade na assinatura de documentos em qualquer lugar e total validade jurídica.

Em breve esse novo produto já estará disponível para você.

Ficou com dúvidas? Deixe um comentário.

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!