5 Livros para ler neste começo de ano, segundo Bill Gates.

As listas de leitura de Bill Gates já são conhecidas num meio em que se quer empreender ou, simplesmente, manter-se atualizado. Em recente manifestação, o criador da Microsoft indicou 5 livros que vão ajudar você, empreendedor curioso, a exercer a começar 2020 com o pé direito em matéria de leituras.

Com a chegada do ano novo, o empresário e filantropo gosta de relembrar tudo o que realizou ao longo do ano em seu blog, o Gates Notes, leitura obrigatória para quem empreende ou pretender adentrar neste meio. Gates chama atenção para a importância da leitura e de se realizar um balanço de tudo o que se aprendeu e quais caminhos sua mente trilhou em 2019. Afinal de contas, uma mente que exercita a leitura é uma mente afiada.

Para sua lista de livros deste ano Gates escolheu cinco títulos, baseando-se em escolhas que vão auxiliá-lo a fechar um bom 2019 e a começar 2020 com uma boa energia e reflexões.

 

Um casamento americano, de Tayari Jones.

Um casamento americanode Tayari Jones

Recomendado por sua filha Jenn, que leu o romance, baseado na história de um casal negro no sul dos Estados Unidos, cujo casamento é dilacerado por uma horrível injustiça. Jones é uma escritora que consegue fazer com que você tenha empatia pelos dois personagens principais, mesmo depois que alguém toma uma decisão difícil, escreveu Gates. O assunto é pesado, mas instigante. O empresário afirmou ter sido “sugado” pela trágica história de amor de Roy e Celestial.

jill lepore these truths

Essas verdades , de Jill Lepore

Lepore conseguiu o aparentemente impossível em seu último livro: cobrir toda a história dos Estados Unidos em apenas 800 páginas. Ela fez uma escolha deliberada ao selecionar os pontos de vista centrais para a narrativa, e o resultado é o relato mais honesto e inflexível da história americana que ele afirma ter lido. Mesmo que você tenha lido muito sobre a história dos EUA, Gates diz estar confiante de que aprenderá algo novo com essas verdades.

Growth, de Vaclav Smil.

Growthde Vaclav Smil

Quando ele soube pela primeira vez que um dos seus autores favoritos estava trabalhando em um novo livro sobre crescimento, mal podia esperar para colocar suas mãos nele. (Há dois anos, Gates havia escrito que esperava novos livros de Smil da mesma maneira que algumas pessoas esperam pelo próximo filme de Guerra nas Estrelas. “Eu mantenho essa afirmação”, brincou.) “E seu último livro não decepciona”. Gates afirma não concordar com tudo o que Smil escreve, mas ele continua sendo um dos melhores pensadores por aí, documentando o passado e analisando o cenário geral.

Prepared, por Diane Tavenner.

Preparadopor Diane Tavenner

Como qualquer pai ou mãe sabe, preparar seus filhos para a vida após o ensino médio é uma jornada longa e às vezes difícil. Tavenner – que criou uma rede de escolas que estão entre as de melhor desempenho de seu país – montou um guia útil sobre como tornar esse processo o mais suave e produtivo possível. Ao longo do caminho, ela compartilha o que aprendeu sobre ensinar às crianças não apenas o que elas precisam para entrar na faculdade, mas como viver bem suas vidas.

Por que dormimos, por Matthew Walker.

Por que nós dormimospor Matthew Walker

Gates afirmou ter lido alguns ótimos livros sobre comportamento humano, e este, segundo ele, foi um dos mais interessantes e profundos. Jenn e John Doern, professores canadenses, lhe pediram para ler. “Todo mundo sabe que uma boa noite de sono é importante – mas o que conta exatamente como uma boa noite de sono? E como você faz uma acontecer?” – indaga Gates.  Walker o convenceu a mudar seus hábitos de dormir para aumentar suas chances. Se a sua resolução para o ano novo incluir uma vida mais mais saudável em 2020, seu conselho é um bom ponto de partida.

E você, quais são seus livros para 2020?

Gostou desse conteúdo? Leia mais em Blog ACMinas.

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!