O que é ERP? Como funciona o Sistema Integrado de Gestão?

O que é ERP? Como funciona o Sistema Integrado de Gestão Empresarial?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial em português. ERP é um software ou um sistema de informação que tem como objetivo integrar todos os dados e processos de comunicação de uma empresa.

Qual o objetivo de centralizar todos os dados de um negócio em um só sistema?

A reunião de todas as informações em apenas um centro que dê acesso a todos os colaboradores, ou pelo menos às lideranças de cada um dos setores da empresa, permite uma melhor integração das equipes e um bom entendimento global dos processos internos da empresa.

Além da integração, a centralização do armazenamento de informações garante a segurança aos dados, maior facilidade na distribuição de tarefas e de recursos e a otimização de diversos processos, que culminam em uma diversidade de economias de tempo e dinheiro.

Os benefícios em ter todas as suas informações agregadas

Entre os diversos ganhos que você terá em contar com um software ERP no processamento de informações da sua empresa, podemos destacar:

  • Controle financeiro: contas a pagar, valores a receber, fluxo de caixa, capital de giro, investimentos.
  • Setor material: estoque, compras, controle de fornecedores, qualidade.
  • Controle da produtividade e da eficiência em cada um dos setores.
  • Distribuição das tarefas e controle dos prazos estabelecidos.
  • Inteligência de dados: utilizar os dados produzidos em todos os setores do seu negócio como inteligência para gerar mudanças benéficas, sempre com foco em melhores resultados.
  • Agilidade nas mudanças e adaptações: a automação do recebimento e preenchimento de informações permite mudanças com uma agilidade muito maior, tanto nos processos, quando necessário, quanto em situações emergenciais para contornar problemas ou crises.
  • Eliminação de controles paralelos, como planilhas individualizadas ou setorizadas, com difícil acesso e entendimento por parte dos colaboradores de outros setores.

Como estabelecer um ERP na minha empresa?

ERP

O processo de implementação de um ERP, primordialmente, deve passar por uma avaliação completa da empresa. Todos os processos devem ser revistos com auxílio de uma metodologia analítica científica, como a SWOT, por exemplo.

Pode-se utilizar também de agentes de consultoria externa para avaliar o funcionamento da empresa e indicar o software adequado para atender às demandas.

O estabelecimento do ERP também representa um momento de mudanças dentro da empresa em que os gestores devem estar preparados para possíveis resistências por parte dos colaboradores. Ademais, deve haver cuidado no treinamento das equipes para o uso correto das ferramentas, garantindo a adoção do sistema e os ganhos de produtividade maximizados.

Você deve sempre buscar por uma solução com experiência e solidez no mercado, de preferência com cases de sucesso no seu ramo de atuação. A adaptabilidade e a versatilidade da empresa fornecedora também são muito importantes, já que as transformações na sua empresa, e por consequência no sistema, serão inevitáveis com o tempo.

Quais as melhores opções disponíveis no mercado?

Agora que você já sabe os princípios de um software ERP, pode estar interessado em adquirir um para auxiliar seu empreendimento a crescer. Aproveitamos para apresentar algumas boas ferramentas disponíveis no mercado:

YetiForce

O YetiForce é um sistema flexível, personalizável para as necessidades de diferentes empresas e com uma ampla gama de funções e ferramentas. Excelente no controle financeiro e logístico, ainda conta com um layout intuitivo.

Conheça melhor.

Tiny ERP para e-commerce

Um dos mais versáteis e bem desenvolvidos softwares de integração para negócios virtuais, o Tiny ERP está disponível integralmente em português. Além disso, a plataforma oferece licenças gratuitas para você testar e aprovar o produto antes de adquiri-lo. Uma das melhores opções de mercado.

Veja como funciona.

Bling ERP

O grande diferencial do Bling ERP é ser uma ferramenta completa, com interface elaborada e completamente online. Você não precisa instalar nada no seu computador, nem armazenar as informações produzidas em um servidor particular.

Saiba mais.

Agora que você já conhece os conceitos e benefícios dos ERPs e algumas boas opções de mercado, já pode começar a estudar a contratação de uma opção para ajudar o seu negócio. Esperamos que o texto tenha sido útil! Conte sempre com o Blog da ACMinas para trazer novidades que facilitam o dia a dia da sua empresa.

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!