Como conseguir boas parcerias para sua empresa

Recentemente, falamos aqui no Blog da ACMinas sobre a atração de investimentos para o seu negócio. Muitos negócios começam sem bens ou sem dinheiro para aplicar, sendo a busca por investimentos a solução para propulsionar e iniciar o empreendimento. Porém, muitas vezes não é possível ou é muito demorado encontrar os investidores desejados para injetarem capital na sua ideia.

Não é incomum que isso aconteça, mas independentemente, você não deve cruzar os braços e aguardar por um investidor que favoreça suas ações ou seu crescimento, nem desistir de empreender por não ter recursos próprios para começar. Por isso, no texto de hoje vamos abordar uma das soluções viáveis para impulsionar sua empresa: as parcerias.

O que é uma parceria?

Essa pode parecer uma indagação inútil, mas não é. Vamos utilizá-la para deixar claro que obter um parceiro é diferente de obter um investidor. Em uma parceria, os envolvidos na relação procuram ganhar juntos. Seus parceiros podem ser amigos ou mesmo outros profissionais que desejam, por exemplo, trocar divulgação. Ao passo que um investidor é alguém que aplica recursos com o objetivo de obter um retorno dentro de um prazo.

É mais fácil encontrar parceiros do que investidores, afinal, na parceria, os riscos assumidos são menores, e, geralmente, não há a necessidade de vender a ideia do seu negócio como ocorre nas tentativas de convencimento para se obter um investidor.

Dito isso, as parcerias podem ser desenvolvidas em diversos âmbitos do seu negócio, vamos percorrer alguns dos mais comuns e mais eficazes para benefício das empresas envolvidas:

Parceria na divulgação das marcas

Suponhamos que você tenha uma loja virtual de peças automobilísticas e deseja dar uma movimentada no fluxo de usuários para o seu site, o que aumentaria seu ranqueamento, sua quantidade de visitas e possibilitaria maior volume de vendas.

Pensando em fazer network, você vai a um evento e acaba conhecendo um outro empreendedor virtual que possui uma loja de estofados personalizados para carros. Tudo a ver, não é verdade? Ele também tem interesse em receber mais usuários, movimentar o site dele, tornar a marca mais conhecida e vender mais. É o casamento perfeito!

Mas só é perfeito porque vocês dois estão na mesma área de interesse, o que é importantíssimo, já que divulgar sua marca em um site diverso, como um site de alimentos orgânicos, não teria grande efetividade.

Um acordo simples pode ser feito, como por exemplo o de ambos manterem um banner do parceiro em seu site, uma situação muito simples e com ganho para ambas as partes.

Parceria de trabalho

parcerias

Aqui, o que você quer é estabelecer parcerias de trabalho que, é claro, também sejam vantajosas para todo mundo. Vamos a um exemplo prático: se você tem uma empresa de design de móveis para residências, mas não tem a estrutura, a intenção ou o material para produzir os móveis projetados, você pode lucrar bastante em uma parceria com uma fabricante de móveis.

Com uma parceria solidificada com a fabricante de móveis, a comunicação com os profissionais que os fabricam será mais fluida e melhor, gerando um resultado final muito mais satisfatório para o seu cliente. Ademais, você poderá faturar algum valor acordado pelos clientes que você indica para a fabricante executar os seus projetos.

Da mesma forma, a fabricante poderá sempre indicar para seus clientes a sua empresa para projetar ótimos móveis personalizados, e você deverá a eles, também, uma comissão acordada previamente.

Os dois lados ganham em qualidade, volume de clientes e lucros.

Parceria comercial

Na parceria comercial, você terá uma dinâmica parecida com uma parceria de trabalho, porém com o detalhe de que você e seu parceiro não necessariamente terão um trabalho em conjunto, mas explorarão um ao outro apenas nas vendas de fato.

Um bom exemplo para ilustrar: você produz excelentes salgados gourmet feitos caseiramente com uma equipe de especialistas nesse tipo de cozinha. Você se vê, pelo menos na atual conjuntura, incapaz de se mobilizar para realizar todas as vendas, já que você consegue produzir bastante e com muita qualidade.

Uma parceria comercial possível seria entrar em contato com padarias e supermercados da sua cidade para que elas passassem a vender o seu produto, mesmo que inicialmente você faça isso de forma consignada, para que seu produto se torne conhecido e apreciado. Dessa forma, você vai lucrar e as padarias e supermercados locais também levarão lucros nas vendas.

Essas foram algumas dicas de como formar boas parcerias para impulsionar o seu negócio sem maiores gastos, esperamos que as dicas sejam de boa ajuda. Ainda há diversas outras possibilidades de parcerias para ajudar seu negócio e vamos comentar sobre elas em breve.

Continue acompanhando o blog e fale com a ACMinas para receber uma consultoria e saber qual é a parceria ideal para você. Até a próxima!

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