Por que utilizar a tecnologia para contratar?

Hoje trataremos de um tema de interesse tanto para empresas que precisam contratar quanto para profissionais buscando uma posição no mercado de trabalho: o uso das tecnologias para recrutar ótimos profissionais e para procurar por vagas. O processo chamado de e-recruitment é cada vez mais comum e recebe suportes avançados para oferecer maior assertividade aos processos.

Vamos nos focar no processo de recrutamento. Conheceremos algumas tecnologias disponíveis e por que elas são tão boas para desempenhar essa tarefa. Então vamos a uma primeira questão fundamental.

Planejamento do recrutamento em primeiro lugar

Planejar o processo com antecedência permite duas situações chave para uma contratação acertada. A primeira é o preenchimento dos requisitos técnicos do novo colaborador com relação às expectativas da empresa em relação à função. A segunda, é a atuação do RH em entender e procurar por profissionais que se adequem ao perfil profissional da empresa.

Ademais, o planejamento indicará que tipo de profissionais você encontrará disponíveis no mercado e se eles vão preencher suas demandas completa ou parcialmente.

Onde encontrar os melhores talentos e otimizar as buscas?

O Brasil tem inúmeros portais de vagas bastante grandes que você provavelmente já ouviu falar, como Catho, Infojobs e o Indeed. Todos eles têm milhares de currículos com ótimos talentos em diversas áreas.

Nos últimos anos, porém, têm se difundido cada vez mais os portais específicos que servem justamente para serem mais especializados e facilitarem a encontrabilidade do pessoal que as empresas procuram. O que você deve fazer para encontrar o candidato ideal é refinar esses portais, sejam eles mais genéricos ou mais específicos, já que o seu objetivo é encontrar o “match” ideal para a sua empresa.

recrutamento de talentos, contratar

Softwares para otimizar a busca

Ao invés de analisar 200 currículos em um dia, que tal otimizar a pesquisa e analisar apenas 20 que tenham muito mais a ver com o perfil profissional desejado? Essa é a proposta dos softwares que realizam essa otimização da busca profissional.

Amplamente utilizado por profissionais de RH, eles não têm um custo muito elevado e são capazes de filtrar alguns aspectos no currículo, nas experiências e nas habilidades dos profissionais disponíveis no mercado que se encontrem nos portais de vagas para os quais ele ofereça suporte.

Para escolher um bom software, os gestores e profissionais de RH devem atentar-se à capacidade deles se integrarem a esses grandes portais, a usabilidade e a quantidade de tempo otimizado em relação ao seu custo.

Utilização das redes sociais

Há alguns anos as redes sociais já são amplamente utilizadas no recrutamento profissional, destacando-se aqui primariamente o LinkedIn e em segundo lugar o Facebook. Não é difícil entender o porquê do LinkedIn ser o líder nesse quesito, haja vista que a própria empresa se identifica como uma rede social de negócios e feita para relações profissionais. Todo o propósito dessa rede social se encaixa com o networking profissional.

Já o Facebook, por sua vez, é a rede social mais utilizada no mundo. Só aí já temos motivos suficientes para entender a razão pela qual muitas empresas anunciam suas vagas e profissionais procuram por postos de trabalho via Facebook. Pode ser uma boa estratégia impulsionar uma publicação procurando por um profissional em específico para receber alguns currículos e algumas indicações, especialmente quando esses profissionais estão difíceis de serem encontrados em outros locais.

Como recrutar pelo LinkedIn

O LinkedIn se tornou uma rede social tão amplamente utilizada, que em 2017 ultrapassou os 500 milhões de usuários, o que quer dizer que fazer uma busca no LinkedIn também já se tornou um desafio.

Em meio a tantos usuários, você precisará de técnicas, ou preferencialmente de ferramentas para buscar pelos profissionais adequados para sua empresa. Mas valerá muito a pena, já que o LinkedIn fornece muitas informações sobre o perfil do profissional, como as experiências anteriores, as conexões profissionais que possui e os feedbacks dos companheiros de trabalho.

E como fazê-lo? O próprio LinkedIn oferece algumas opções pagas para melhor filtrar suas buscas. Você pode utilizar, por exemplo, o LinkendIn Talent Finder, que permite às empresas entrarem em contato com os talentos que encontrarem por via de mensagens inbox, além de aplicar uma quantidade maior de filtros que permitam alcançar os perfis de interesse.

Gostou das dicas de ferramentas e ações pare recrutar bons talentos no mundo online? Espero que sim, e que utilize nos seus próximos processos de contratação. Conte com a ACMinas sempre para ajudar a melhorar a gestão e os processos de sua empresa!

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!