Conheça 6 simples maneiras de estimular a criatividade dos seus colaboradores

palavra-criatividade

Você já parou para se perguntar o quão criativo é o seu time ou se ao menos você poderia estar fazendo algo a mais para estimular seus colaboradores? Engana-se aquele que ainda pensa que a criatividade é algo importante apenas para os artistas. Se você quer que seus funcionários sejam sempre criativos, produtivos e perspicazes com relação ao seu negócio, é imprescindível que todos os membros da sua equipe se sintam motivados e sempre dispostos a enfrentar qualquer desafio.

Colaboradores criativos podem ajudar, e muito, a expandir os seus negócios, principalmente pelo fato desse tipo de funcionário apresentar melhores soluções para qualquer tipo de problema, ampliando as oportunidades de vendas e sabendo até mesmo ter uma visão única e futurística a respeito dos produtos e serviços que envolvem a sua marca, e até mesmo dos seus concorrentes.

Para promover um ambiente de trabalho que proporcione níveis satisfatórios de criatividade, primeiro é preciso que você ajude a estimular o pensamento criativo em seus funcionários. Muitas pessoas simplesmente ainda não fazem ideia de como deixar suas mentes livres e desimpedidas para desenvolver ou ter ideias inovadoras a respeito de qualquer assunto, mas de antemão já deixamos claro que é você, gestor, quem precisa dar o primeiro passo para incentivar seu time.

Hoje separamos algumas dicas para ajudar o seu time de colaboradores a pensar de maneira criativa e inovadora no ambiente de trabalho. Você está disposto a tentar desenvolver essa cultura criativa? Então vamos lá!

1 – Promova um ambiente de equipe inclusivo e divertido para todos    

Um ambiente que reflete trabalho em equipe, no qual a conexão entre as pessoas é feito por meio da colaboração e do divertimento, pode acabar desenvolvendo uma espécie de “camaradagem” genuína, geralmente necessária para trabalhos inovadores em uma mesma equipe.

Muitos gestores percebem o quão difícil é derrubar a barreira que existe entre um setor e outro, mas a ideia de promover um ambiente permissivo e que ofereça aos funcionários a condição exata para aflorar esse lado é algo que deve ser considerado, desde sempre ou pelo menos desde quando você identifica a necessidade. Ofereça aos funcionários a oportunidade de se aventurarem, de trabalhar em conjunto com outros colegas, tudo isso a fim de proporcionar a eles o interesse em conhecer outras áreas da empresa. Esse processo pode ajudar a desenvolver novas ideias e inspirações, até mesmo para contribuir em áreas que não são de seu domínio profissional.

Um gestor bem humorado pode ser a porta de entrada para que muitos colaboradores também possam se soltar e se sentir mais confortáveis e confiáveis no ambiente de trabalho. Esse tipo de brincadeira envolve desde algo descontraído no grupo on-line do skype ou Slack, e vai até um momento mais divertido durante a reunião do departamento, por exemplo. Uma cultura empresarial lúdica permite que o clima entre os colaboradores seja mais permissivo para criatividade e geração de ideias.

Observe bem como aquela risada bem alta e que chama a atenção de outros funcionários da empresa, sempre acaba gerando aquela sensação de equipe unida e colaborativa.

2 – Promova a criatividade por meio do design da sua empresa

As empresas inovadoras atuais estão desenvolvendo espaços de trabalho cada vez mais criativos e que possam proporcionar a reflexão, a união e a sensação de que você está realmente trabalhando de casa e com prazer. O design das paredes, a pintura, postos de trabalho com cores quentes, móveis coloridos e cores vibrantes passaram a ser os queridinhos de quem procura desenvolver um espaço que influencie diretamente na maneira como o colaborador se portará no interior da empresa. Esses elementos podem parecer simples, mas criam uma atmosfera na qual os funcionários se sentem mais abertos e confortáveis para desenvolver suas tarefas, dando o máximo de si em cada trabalho.

3 – Proporcione liberdade e flexibilidade para as entregas dos seus funcionários

Às vezes, uma simples mudança de cenário pode ser o essencial para ajudar os seus funcionários a serem mais criativos. De vez em quando, mudar a rotina de reuniões em equipe pode ser algo benéfico nesse processo. Já pensou em fazer uma reunião à pé, sentado em algum restaurante ou até mesmo em um banco de praça com seu time? Em muitos casos isso funciona! Ao se sentirem fora do ambiente natural de trabalho, seus funcionários terão a chance de pensar criativamente, e fora da caixa habitual a que estão acostumados.

Outro ponto relevante nesse processo é com relação à política de trabalho flexível. Essa política é conhecida por ser benéfica por conta do aumento na produtividade de qualquer colaborador. Que tal pegar menos no pé daquele funcionário que entrega tudo nos conformes, mas acaba ficando com tempo livre em algum momento do dia? O papel do gestor é apontar caminhos e incentivar o funcionário. É por esse motivo que você pode liberar um tempo para o estudo, deixando que ele absorva novos insights de sua área de atuação. Não há dúvidas de que esse clima permissivo e menos controlador fará com que seu funcionário trabalhe com muito mais vontade e de maneira muito mais criativa.

Você, como gestor, também precisa entregar resultados, então quer maneira mais sábia do que fazer os seus funcionários se sentirem felizes no trabalho?

4 –  Ofereça ao colaborador a oportunidade de compartilhar conhecimento

Além de somente enviar os funcionários para palestras e seminários a fim de desenvolver conhecimentos, permita que ele utilize essas novas habilidades e conhecimentos no ambiente interno da empresa. Não há dúvida de que existem talentos e inteligências pouco exploradas nas pessoas que compõem o seu time, por isso é tão importante incentivar seus colaboradores a compartilhar aquilo que eles sabem fazer de melhor.

Incentivar o seu pessoal a frequentar palestras, encontros, seminários e atividades externas que envolvam sua área de atuação, pode ajudar no descobrimento de novos interesses ou paixões por outras atividades complementares, desenvolvendo o poder criativo do funcionário.

O que não vale aqui é ficar parado esperando que seu time entregue resultados positivos e criativos quando você nem mesmo faz o seu papel de gestor, não é mesmo? Por isso, organize um almoço fora da empresa, permita que os funcionários possam compartilhar suas habilidades com outras pessoas, afinal, sempre temos algo a aprender. Ao fornecer uma maneira diferente para que seus funcionários participem desse tipo de troca de informações e conhecimento, eles se beneficiarão com o desenvolvimento profissional dos seus colegas de trabalho, ajudando a melhorar a confiança e estimulando ainda mais a criatividade.

5 – Encoraje a prática de autorreflexão

Quando a carga de trabalho aumenta, é muito comum que as pessoas se concentrem no trabalho delas e se esqueçam de pensar no real significado daquilo que estão realizando. Que tal estimular sua equipe a praticar um pouco a autorreflexão? Esse exercício pode permitir que a equipe pare de pensar um pouco na correria da entrega, podendo focar apenas na meditação, no relaxamento, ou até mesmo buscando internamente conexões que possam inspirar ou apoiar seu trabalho atual ou trabalhos futuros.

6 – Apoie seus funcionários na hora de assumir riscos

Procure cultivar uma cultura que recompense riscos criativos. Infelizmente, uma das razões pelas quais os funcionários não estão pensando fora da caixa ou propondo soluções diferentes e inovadoras é devido ao medo de cometer erros, quando na verdade deveriam ser apoiados por seus colegas e, principalmente, por seus superiores.

Tire algum dia da semana de trabalho para conversar e orientar sua equipe com relação à importância da criatividade para o desenvolvimento das tarefas. Essa informação precisa ser transmitida de forma clara, fazendo com que os funcionários se sintam receptivos às novas ideias e também que se sintam reconhecidos por assumir certos riscos em prol de um bom trabalho.

Neste momento, os gestores precisam se mostrar abertos a comentários e fedbacks da equipe, ou até mesmo reunindo-se em particular com cada um deles, já que existem pessoas que se sentem desconfortáveis em compartilhar certos tipos de pensamento em público.

Tudo só depende de você

Sabemos que inovação gera inovação. Então, porque não deixar seu time livre para pensar e criar? As pessoas que vivem rodeadas de bons gestores, se sentem livres para ser curiosas, ter a mente aberta, encontrar significados em lugares inesperados, e muito mais! Ao deixar sua equipe motivada e feliz por poder assumir certos riscos criativos, eles serão capazes de surpreender você, pois estarão dando o máximo para atingir bons resultados por meio do trabalho que desenvolvem, podendo assim se sentirem parte essencial da empresa.

Você costuma motivar os seus funcionários? Escreva no campo de comentários abaixo e vamos trocar ideias a respeito desse tema!

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!