Como atrair investimentos para o seu negócio

Algumas startups no Brasil conseguem a saúde financeira necessária para iniciar suas atividades e custear seu trabalho e suas ideias. No entanto, muitos outros projetos não conseguem atrair os investidores e, consequentemente, não conseguem levar à frente seus projetos.

Claro, algumas ideias são mais vendáveis do que outras e alguns campos de negócios mais ou menos atraentes. Contudo, alguns projetos, muitas vezes excelentes, acabam não prosperando e se perdem. Por quê?

Hoje, vamos mostrar a você, que tem uma ideia para uma startup, e a você, pequeno e médio empreendedor que gostaria de captar investimentos, como consegui-los.

Construa um bom plano de negócio

Este é o primeiro passo. Não basta ter uma ideia formidável, ela tem que ser viável. Se não for assim, será difícil atrair investidores que apostem em você.

É preciso vender sua ideia de uma forma estruturada que faça sentido como negócio, e não apenas como uma intenção.

Para isso, você precisará conhecer profundamente aquilo que deseja vender, e se não for capaz de elaborar um plano de negócio consistente, o que é perfeitamente compreensível em empreendedores de primeira viagem, contrate um especialista para auxiliá-lo.

Orçamento realista do negócio

Suponhamos que você tenha bastante sorte em sua empreitada com os investidores e conheça pessoas definitivamente abertas a investir no seu projeto. Você não pode desperdiçar a oportunidade apresentando-lhes orçamentos e projeções surreais.

Seja realista e, principalmente, comedido. Negócios em início, principalmente quando necessitam de capital de terceiros, precisam ter os pés no chão. Raramente é possível iniciá-los com uma equipe de produção enorme e de alto custo, por exemplo. Até mesmo porque as demandas por serviços costumam ser pequenas no começo, e, depois de atrair investidores, será preciso ainda atrair os clientes.

Apresentar um orçamento realista e enxuto daquilo que você precisa para começar é a melhor maneira de conquistar investidores experientes.

investimentos e investidores

Seja persistente nas vendas

Há uma grande possibilidade de que você não consiga o dinheiro na primeira vez que apresentar sua ideia – ou, pelo menos, de todo o investimento de que precisa. O importante nesta fase é não desistir. Se você acredita plenamente na qualidade e na rentabilidade da sua ideia, o único caminho possível é perseverar.

Contudo, isso não quer dizer que você deva continuar tentando vender o seu projeto sempre com os mesmos argumentos. Não é preciso insistir no mesmo método, nas mesmas informações e na mesma abordagem de venda toda vez que procurar investidores. Mude seu pitch, reorganize as ideias, torne-as mais atraentes e garanta que elas estão sendo transmitidas de forma clara e vendável.

Onde encontrar potenciais investidores

Já demos algumas dicas importantes sobre como estruturar seu projeto e sua apresentação de modo a atrair a atenção de investidores, mas há uma importante questão que precisa estar na cabeça de novos empreendedores: onde estão os investidores? Onde posso encontrá-los?

Hoje em dia existem eventos criados especialmente para que esses encontros aconteçam: os meetups. Eles reúnem startups e investidores, promovendo competições entre planos de negócio que sempre atraem a atenção de quem está em busca de boas oportunidades para aplicar seu dinheiro.

Você pode, também, participar de eventos relacionados à área de negócios pretendida, conseguir um stand próprio ou, ainda, uma oportunidade de apresentar sua ideia no evento. Certamente encontrará pessoas que se interessem e tenham dinheiro para investir.

Outra possibilidade é ativar todo o seu network e procurar por conexões em comum com gente com recursos e disposição para investir. Consulte seus amigos e as pessoas de suas relações de trabalho a respeito de possíveis interessados em impulsionar seu negócio.

Essas foram as dicas para você conseguir atrair investidores para o seu negócio. Agora, mãos à obra. Trabalhe bem sua apresentação, seu pitch e seu modelo de negócio para conseguir seu investidor.

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