Datas comemorativas: Prepare o seu Empreendimento

O segundo semestre já está por aqui, mas ainda dá tempo de aproveitar o Marketing Sazonal. Prepare o seu empreendimento para as datas comemorativas!

As datas comemorativas são fatores que podem interferir positivamente no faturamento do seu estabelecimento. Quando aproveitados da maneira certa. O Marketing Sazonal, como é chamado, apresenta sua potencialidade de lucros há muito tempo. Seu trunfo é a possibilidade que o empreendedor tem de se planejar. O calendário do comércio traz datas como o Dia das Mães, a Páscoa, o Dia dos namorados, Festas Juninas, o Dia dos Pais e também “os importados” Sant Patrick’s Day e Black Friday. A lista se alonga de acordo com o seu tipo de empreendimento e as datas que fazem maior sentido para o seu negócio.

O mês de junho está só começando e com ele a mudança de estação, oficializando o início da temporada de casacos mais grossos, chocolate quente e programações mais aconchegantes. Neste mês acontecem as comemorações do “Dia dos Namorados”, com a sua simbólica troca de presentes e a busca por um entretenimento diferenciado por grande parte dos casais. Outro fator que é um diferencial nesta época do ano são as tradicionais Festas Juninas, que chegam exaltando a gastronomia de Minas Gerais, os trajes típicos e as disputas de quadrilha.

Junho, inverno e Copa América

Neste ano o mês de junho é ainda mais especial para os belo-horizontinos. A Copa América, que será sediada no Brasil e tem como uma das cidades-sede Belo Horizonte. O Torneio acontece de 14 de junho a 7 de julho, com total de 26 partidas, sendo, 6 delas realizadas na capital mineira. O futebol, esporte capaz de movimentar bilhões de dólares ao redor do mundo e de arrastar multidões para os estádios, ganha destaque mais uma vez no país do futebol. Após a Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de Verão, em 2016, o futebol aumenta as expectativas para o setor de turismo, hotelaria e consumo dos fãs do esporte.

Veja os jogos programados para Belo Horizonte:


Grupo A
22/6 – 16h – Bolívia x Venezuela – Mineirão/Belo Horizonte
Grupo B
19/6 – 21h30 – Argentina x Paraguai - Mineirão/Belo Horizonte
Grupo C
16/6 – 19h – Uruguai x Equador - Mineirão/Belo Horizonte
24/6 – 20h – Equador x Japão - Mineirão/Belo Horizonte
Semifinais
2/7 – 21h30 – V19 x V21 - Mineirão/Belo Horizonte

Pensando nisto o Blog ACMinas traz dicas para você prepar o seu empreendimento para as datas comemorativas.

Como seu empreendimento pode se destacar nessas datas?

Empreendimentos em geral podem fazer o suo de datas comemorativas principalmente os setores de varejo e serviços tem no Marketing Sazonal uma oportunidade palpável de investimentos. Entenda o público e o ciclo de vida do seu negócio e como promoções e relacionamento com o seus clientes podem se tornar personalizados pegando carona nas tradições de determinadas épocas.

Ação especial? Pratos, promoções drinques diferenciados?

Não adianta iniciar uma atividade promocional para seus clientes, em uma data comemorativa específica, e lhes oferecer produtos e serviços que não se encaixem no tema da comemoração em questão. É imprescindível observar esta etapa. A insuficiência de ofertas que caibam em alguma data pode tornar a promoção inviável, cabe alertar para a adaptação de produtos e serviços já existentes;

Sugestão de promoções

  • Sortear um jantar para o casal em um bom restaurante da cidade para os clientes que comprarem a partir de certo valor, ou no seu próprio estabelecimento, caso, este seja o seu negócio;
  • Distribuir um item de maquiagem ou perfumaria feminina como brinde para os clientes que comprarem a partir de certo valor;
  • Colocar em promoção bebidas, carnes e outros itens geralmente comprados para as comemorações festivas;
  • Promoção de drinques: seus clientes podem acompanhar os jogos em seu estabelecimento;

Utilize datas comemorativas no seu relacionamento com clientes

Desejar Feliz Natal e Ano Novo, por exemplo, é uma maneira carinhosa de manter o engajamento do seu público-alvo. Durante esses contatos, ofereça conteúdos relevantes e gratuitos para o seu público.

Elabore um plano de execução

Preparar-se para vender bem é um diferencial necessário para qualquer empresário. Para que isso ocorra, faça um calendário com as datas (Calendário 2019 ACMinas) que tenham mais a ver com o seu negócio. Comece a traçar estratégias para cada uma delas, como uma identidade visual e como será a ação. Caso envolva descontos, ofereça algo que seja realmente atrativo. Uma ideia bacana é pensar numa embalagem comemorativa e um cartão, caso o cliente queira presentear alguém. Atitudes como estas cativam e fidelizam o cliente.

Utilize a temática para elaborar frases especiais e que chamem a atenção. Isto pode ser utilizado tanto para lojas físicas quanto para abastecer as redes sociais. Aproveite a data, invista na criatividade.

Divulgue!

Prepare-se para receber seus clientes e entregar-lhes ofertas temáticas. Divulgue! Eles precisam saber o que você está preparando. Exponha ao seu público as vantagens de comprar com você e porque o investimento vale a pena. Sua marca tem que estar na mente e na boca dos seus clientes, e isso vem de você. Lembre-se de definir processos para levantar os resultados e a eficácia da sua divulgação e melhorá-la a partir disso.

Após a concretização de todo seu planejamento, vem a hora da execução. Oriente bem sua equipe. Busque oferecer o melhor atendimento possível ao seu cliente. Lembre-se: nestas épocas, o clima é de festa e de compartilhamento de experiências. Ofereça ambos.

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