Já Disse Obrigado Hoje?

James Clear, escritor americano especializado em psicologia comportamental, formação de hábitos e melhorias de desempenho discorreu em seus trabalhos sobre a importância de se dizer “obrigado” (“ou obrigada”) para uma convivência mais saudável. Veja agora o porquê de usar mais a palavra no seu dia a dia e, principalmente, no seu ambiente profissional.

Diga obrigado:

> Quando você está recebendo um elogio.

Frequentemente estragamos elogios desvalorizando a declaração ou agindo com excessiva  humildade. No seu íntimo, você pode pensar que isto evita que pareça arrogante ou convencido. O problema é que, ao fazê-lo quando recebe um elogio genuíno, você não dá o devido reconhecimento à pessoa que foi gentil o bastante para elogiá-lo. Há algo enriquecedor sobre aceitar completamente um elogio.

> Quando você está atrasado.

É estressante para a pessoa que está atrasada mas é também desrespeitoso para com quem o está esperando. Pode parecer estranho agradecer a alguém ao lidar com este problema, mas esta é exatamente a resposta correta. A maioria das pessoas tropeça na porta e diz: “Desculpe, estou atrasado”. O problema é que essa resposta ainda faz a situação piorar. Quando cometemos um erro ele, muitas vezes. custa algum sacrifício a alguém. A melhor abordagem é elogiar sua paciência e lealdade de quem o esperava. Agradeça-lhes pelo que fizeram, apesar do seu erro.

> Quando você está confortando alguém.

Quando alguém chega a você com más notícias, podem acontecer coisas estranhas. Você pode querer ser um bom amigo, mas a reação da maioria das pessoas é não saber o que dizer. Em momentos de sofrimento, não precisamos ouvir palavras para aliviar a dor tanto quanto precisamos de alguém para compartilhar nossa dor. Quando você não sabe o que dizer, apenas diga “obrigado” e esteja lá.

> Quando você está recebendo feedback útil.

O feedback pode ser muito útil, mas raramente o vemos assim. Seja no caso de uma avaliação de desempenho pouco estimulante do seu chefe, seja por causa de um e-mail de um cliente insatisfeito, a reação padrão é ficar na defensiva. É uma pena, porque a resposta correta é simplesmente dizer “obrigado” e usar as informações para melhorar.

> Quando você está recebendo críticas injustas.

Às vezes, a crítica não é útil. É apenas vingativa e malvada. Quando você agradece a alguém por criticar você, ele imediatamente neutraliza o poder de suas declarações. Se isto não for um grande problema para você, isto evita que cresça para um argumento maior. Liberar-se da necessidade de vencer sempre é um sinal de maturidade.

> Quando alguém lhe dá conselhos não solicitados.

A maioria das pessoas está apenas tentando ser útil, mas ouvir a opinião de alguém a seu respeito quando você não a pediu pode ser irritante. A melhor abordagem? Basta dizer “obrigado”. Agradeça às pessoas por aumentar sua autoconsciência, mesmo que isto não tenha sido solicitado.

> Quando você não tem certeza se deve agradecer a alguém.

Em caso de dúvida, apenas diga obrigado. Não há desvantagem. Você está sinceramente preocupado em mostrar muita gratidão às pessoas em sua vida? Diga “obrigado” com mais frequência.

 

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