4 FILMES INSPIRADORES PARA VENDEDORES, GESTORES E EMPREENDEDORES

A ACMinas, nesta publicação, retorna com dicas culturais preciosas para bons empreendedores. Anteriormente, indicamos os títulos “Freakonomics”, “Lobo de Wall Street”, “Moneyball”, “Jobs” e “Walt antes do Mickey”. Hoje, abordaremos obras baseadas em fatos reais e ficcionais. Independentemente da característica, todas trazem ensinamentos valiosos para você, empreendedor.

COCO, ANTES DE CHANEL

Esse filme é um grande exemplo de empreendedorismo, principalmente para mulheres empresárias. Nessa obra biográfica, Anne Fontaine dirige a história de Gabrielle “Coco” Chanel (interpretada por Audrey Tautou), uma mulher ousada que revolucionou o mundo da moda.

Não se deixando intimidar pelo pouco protagonismo feminino da época, Gabrielle passou a se vestir com roupas até então consideradas masculinas, deixando de usar todos os adereços que eram “exigidos” como parte das roupas femininas.

Isso chamou muita atenção e fez com que em pouco tempo ela recebesse muitas encomendas. A partir daí, Coco Chanel passou a produzir vestuários e chapéus sob medida e edificou um verdadeiro império da moda. Sem dúvida um filme inspirador que ensina muito sobre persistência e ousadia!

FOME DE PODER

Se você é um expansionista, este é sem dúvida um dos filmes mais notáveis desta lista. “Fome de poder” conta a trajetória de Ray Kroc e da maior rede de fast food do mundo, o McDonald’s. Com uma brilhante atuação de Michael Keaton, a narrativa mostra uma metodologia brilhante que foi capaz de fazer a marca se tornar o fenômeno que é hoje.

Ray Kroc tem a oportunidade de participar dos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice “Mac” McDonald no sul da Califórnia. Encantado pelos métodos visionários dos irmãos, Kroc vê uma chance de ouro para estabelecer um império e não mede esforços para esse fim.

As lições mais importantes do filme para você, empreendedor, são a disciplina e o cuidado de Kroc, que se mostra um verdadeiro estratagema do expansionismo. Meticulosamente, ele conseguiu reproduzir a metodologia dos irmãos McDonald para garantir qualidade, enfrentou concorrentes e transformou-se em um exemplo para quem deseja expandir seu negócio.

UM SENHOR ESTAGIÁRIO

Essa indicação ameniza o clima com um tom mais bem-humorado, Ben Whittaker (Robert de Niro) é um senhor aposentado de 70 anos que resolve iniciar um projeto como estagiário em uma grande empresa.

Na companhia, ele acaba sendo um grande influenciador da presidente Jules Ostin (Anne Hathaway) uma workaholic assumida que começa a mudar sua maneira de agir e pensar graças ao seu novo velho funcionário.

Esse filme vai mostrar a relevância de se ouvir as pessoas mais experientes para otimizar processos e comportamentos, fazendo com que sua carreira e sua empresa possam crescer cada vez mais.

A GRANDE APOSTA

“Quem não arrisca não petisca”, diz o antigo ditado popular. Essa é justamente a tônica de “A grande aposta”, filme de Adam McKay com elenco de peso indicado ao Oscar. Baseado em um livro homônimo de Michael Lewis, a comédia dramática conta a crise financeira estadunidense de 2007-2008.

Michael Burry (Christian Bale), o guru de Wall Street, prevê o risco de inadimplência de uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário e resolve apostar contra o mercado. Ao ver essa jogada bilionária, o corretor Jared Vennet (interpretado por Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Desse modo, alguns pequenos grupos de consultores fazem uma fortuna tirando proveito do colapso econômico e financeiro do país.

Uma das lições mais importantes desse filme é a atenção ao mercado. Conseguir ser o primeiro a identificar uma tendência faz toda a diferença entre ser um pequeno empreendedor e ser o dono de um império. Burry foi perspicaz por sua atenção às mudanças econômicas e audaz para agir no tempo certo, mesmo que contra a maré. Um exemplo formidável, não é mesmo?

 

Você gostou das indicações de filmes? Prepare um balde de pipoca e inspire-se nesses cases de sucesso. O mercado brasileiro é desafiador, mas cheio de oportunidades. Por isso, não deixe de consumir conhecimento e procure estar sempre um passo à frente!

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!