Por que sua empresa precisa de um chat bot?

Os chat bots são programas de computador capazes de aprender com interações e conversar com usuários simulando um diálogo entre humanos. As vantagens para sua empresa são muitas e é sobre esses benefícios que vamos falar hoje.

O que é e como funciona um chat bot?

Eles são programas que tentam simular um ser humano na conversação com as pessoas. Seu objetivo, em uma empresa por exemplo, seria atender o cliente sanando suas necessidades e dando a sensação de que o usuário está conversando com outro humano.

Essa situação é tão específica e importante para a ciência computacional que recebeu o nome de “teste de Turing”. O teste serve parar analisar a capacidade de uma máquina exibir um comportamento humano. Atualmente, esse é o principal objetivo dos chat bots, que tentam chegar a este nível por meio do machine learning.

Machine Learning (aprendizado de máquinas em tradução livre) é o conceito baseado na ideia de darmos dados às máquinas e deixar que elas aprenderem por elas mesmas. Assim funciona um chat bot. Ele é programado para interagir com as pessoas e aprender a ficar cada vez mais fluido na linguagem, tornando-se capaz de interpretar diferentes interações.

Por que adotar um chat bot?

O custo-benefício de implementação de uma ferramenta como essa já pode ser considerada a primeira vantagem.

Se sua marca precisa fazer o atendimento dos seus clientes para solucionar dúvidas ou realizar operações simples, você precisará contratar pessoas para essa interação. Quantos clientes cada funcionário poderá atender por vez? Quais os custos de contratação, impostos e infraestrutura?

Com um robô fazendo esse serviço, esses questionamentos deixam de ser um problema. Uma vez instalado, um chat bot pode atender milhões de usuários simultaneamente, em tempo real e com uma comunicação personalizada. Além disso, ele pode ficar ativo 24 horas por dia, se for do seu interesse, ainda que seus outros serviços só funcionem no horário comercial.

Se sua empresa for uma construtora por exemplo, um chat bot pode resolver a maior parte das dúvidas dos seus clientes, evitando sobrecarregar suas linhas telefônicas. Um problema muito comum para os times de vendas é deixar de atender um potencial cliente interessado em fechar negócio por estar ocupado falando ao telefone com outra pessoa que apenas deseja esclarecer suas dúvidas.

E o melhor, seu aprendizado é personalizável e limitável. Ou seja, se for do seu interesse que o chat bot converse com o cliente sobre todas as dúvidas, mas deixe as questões financeiras de lado, basta programá-lo para tal. Desse modo ele pode direcionar o usuário para o seu time de vendas caso perceba que o cliente está realmente interessado.

Qual o procedimento para adquirir um chat bot?

A facilidade de uso e aquisição é outra vantagem surpreendente dessa tecnologia. Embora haja uma programação complexa por trás da criação de um programa do tipo, uma vez que ele esteja personalizado para sua empresa, basta colocá-lo para rodar e pronto, está tudo certo.

Você não precisa se preocupar com processos demorados e onerosos no seu RH contratando uma equipe, lidando com questões fiscais, alocando espaços físicos na sua empresa e adquirindo maquinário. Afinal, um único pen drive pode conter um sistema capaz de fazer todo o trabalho de um setor inteiro de telemarketing.

A propensão à robotização de funções é uma consequência lógica da revolução 4.0. Se sua empresa não se adaptar da melhor forma, a pressão e seleção do mercado acabará excluindo sua marca desse cenário. Chat bots não são mais uma tendência, eles já são parte da rotina de diversas companhias e podem ser uma solução para você também!

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COMENTÁRIOS:

  1. Eluzabeth 28 de agosto de 2018 as 21:54

    Gostaria de conhecer esse sistema e saber se o custo e viavel para micro empresa.

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