Dicas culturais: filmes com ideias que podem te ajudar a pensar fora da caixa!

A carreira de um empreendedor é repleta de desafios. Há momentos de turbulências e outros onde reina a calmaria, com segurança e relativa tranquilidade. Mas é ai, nesses raros e cobiçados momentos de aparente estabilidade, onde mora o perigo. Quando tudo parece dar certo e os processos de uma empresa parecem estar tão bem estabelecidos e bem-sucedidos, mudar é algo cada vez menos desejado. E isso pode ser um erro.

Mudar e inovar é uma necessidade de todo negócio competitivo, afinal o mundo e as pessoas mudam. Essa inquietação toca os grandes nomes do empreendedorismo, mesmo quando as coisas estão indo bem, pois eles entendem que sempre há um algo a mais que pode ser feito, uma novidade a ser introduzida e uma repaginação capaz de alavancar novas situações e oportunidades.

Inovação e mudança dependem de coragem em aplicá-las, mas principalmente da capacidade do profissional em ter ideias efetivas, ousadas e usáveis. Para isso, você precisará “pensar fora da caixa”, ou seja, pensar além do básico. Hoje, trouxemos para você uma pequena seleção de filmes com ideias inspiradoras e lições para lhe ajudar a pensar e colocar em prática suas boas ideias:

Abstract: the art of design

A série documental do Netflix investiga a fundo como funciona a criatividade de alguns dos maiores nomes do design mundial. Os nomes mais influentes de diversas áreas passam pela série e temos a oportunidade de ver como pensam as pessoas que, hoje em dia, ajudam a moldar o mundo em que habitamos, os produtos que consumimos e até mesmo as peças de roupas que vestimos.

A série trabalha intimamente com o ser humano criador, como ele pensa, como age, como é sua rotina de trabalho e como surgem suas ideias, suas conexões e quais são os seus métodos de planejamento e execução para essas ideias. Impossível não ser tocado pelo talento dos personagens não-fictícios da série e não aprender com o magnífico jeito de pensar e enxergar o mundo de cada um deles.

Confira mais no IMDb.

A Rede Social

Filme dirigido pelo aclamado diretor David Fincher, A Rede Social conta a história por trás da criação da rede social mais utilizada no mundo, o Facebook. Um dos grandes méritos do filme é mostrar como um grande negócio surgiu de uma simples ideia de adolescentes em uma conversa descontraída no dormitório de uma faculdade, e posteriormente levou ao desenvolvimento inicial do Facebook, que foi se moldando até se tornar uma das empresas mais poderosas do mundo.

O nascimento da ideia, as transformações do conceito inicial, a concepção do Facebook enquanto negócio, as idas e vindas de mercado, a dissolução de parcerias e diversos desafios do empreendedorismo e do mundo corporativo são desenvolvidos nesse filme inspirador e, para muitos, controverso.

Mais informações no IMDb.

 

 dicas culturais

Atari: Game Over

A indústria dos vídeo games, atualmente, é mais rentável que a indústria do cinema e da música. Bem significativa essa informação, não? Pois é. Uma enorme parte dessa magnífica jornada de sucesso está relacionada ao Atari.

Atari: Game Over é um filme que conta justamente a história da empresa que dominou completamente o mercado dos vídeo games na década de 80. Uma das empresas mais inovadoras em seu ramo em todos os tempos, a Atari introduziu uma série de novos conceitos e desafios ao mundo dos jogos eletrônicos, e ajudou a conquistar milhões de fãs.

O documentário percorre os processos da empresa na época de seu auge, as ideias por trás de seus sucessos, as concepções de seus jogos e também a capacidade dos empreendedores de lidarem com diversos fracassos antes da empresa emplacar seus maiores sucessos.

Saiba mais sobre o filme.

E aí? O que achou das dicas? Todos esses filmes são poderosas ferramentas de reflexão e acreditamos que podem ser transformadores na sua vida. Deixe nos comentários o que você gostaria de ver na próxima sessão de dicas culturais do Blog da ACMinas. Até a próxima!

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!