Por que a formação é tão importante na carreira de um gestor?

O que torna alguém um bom gestor? Uma pergunta aparentemente simples pode ter uma resposta bastante complexa. Esse parece ser o caso quando falamos sobre as características e conhecimentos de alguém que será reconhecido como um bom gestor. Podemos nos ver tentados a entender esse perfil como o daquele líder que obtêm êxitos comerciais nas suas atividades, mas o sucesso comercial, embora importante, não é tudo e seria injusto definir esse profissional apenas pelos seus números.

Propomos uma reflexão porque é importante causar estranhamento quanto aos conceitos que consideramos mais cotidianos, simples e assentados, pois assim, encontramos novas arestas e novas nuances sobre a concepção estabelecida, e nos permitimos dar novas tangentes e diretrizes.

O que torna alguém capaz de gerir com qualidade? Um bom curso de graduação? É um bom começo. Uma boa formação é certamente um excelente ponto de partida na formação de um grande gestor. Conhecimento técnico, gestão de pessoas, sabedoria de mercado e avaliação situacional são algumas expertises que podem ser aprendidas em bons cursos de graduação relacionados à área de gestão. Todas essas são características necessárias ao gestor, e como quaisquer outras, podem sim, ser aprendidas e ensinadas.

Quais são as graduações prediletas de um futuro gestor?

Quando falamos de cursos de graduação, e este estágio de formação é fundamental, pois muito embora os profissionais hodiernos necessitem ser especialistas em uma determinada área, é também esperado deles que tenham uma ampla gama de conhecimentos em alto nível sobre uma grande variedade de assuntos, práticas e técnicas. Para isso servem os cursos de graduação, portanto, vamos citar alguns dos bacharelados mais recomendados para quem já trabalha como gestor e deseja se aprimorar, ou para quem no futuro almeja sê-lo:

Administração: esses profissionais tem como principais funções planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar as ações das equipes de trabalho ou da empresa que administram. Parece algo que se encaixa perfeitamente no perfil de um gestor, certo? Pois é. Dentro do curso de administração você vai aprender ciências sobre recursos humanos, marketing, contabilidade, finanças, empreendedorismo e, é claro, gestão.

Engenharia de produção: o Engenheiro de Produção é responsável por planejar, projetar e gerenciar sistemas organizacionais que criem ou otimizem a produção. Este profissional alia seu conhecimento técnico e gerencial para otimização do uso dos recursos humanos e tecnológicos e para alcançar a excelência de produção e gestão em ressonância.

Ciências Contábeis: o Contador é conhecido por cuidar de boa parte das questões burocráticas da empresa, não é verdade? Ele toma conta das questões contábeis, fiscais e trabalhistas de uma empresa. Mas as competências desses profissionais vão muito além disso. Eles são capazes de fazer consultorias financeiras e a experiência de mercado os ajuda a mensurar acertadamente os custos e gastos, além de compreenderem bem os indicadores de mercado.

formação gestor

Escola ACMinas de Negócios e a parceria com a FUMEC

A Escola ACMinas de Negócios proporciona aos associados da Associação Comercial de Minas descontos nos três cursos de graduação que citamos, em modalidade EAD na conceituada Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC, assim como em outros cursos da instituição. Entre os cursos de bacharelado, também são ofertados os cursos de Pedagogia e Sistemas de Informação.

Estão disponíveis também os cursos de Graduação Tecnológica à distância de:

  • Gestão da Tecnologia da Informação;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Gestão de Segurança Privada;
  • Gestão Financeira;
  • Processos Gerenciais;
  • Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações.

A cereja do bolo é o curso superior de Tecnologia de Gestão Comercial disponível em modalidades presenciais ou à distância. Este curso superior é um produto especial da Universidade FUMEC que é perfeito para os associados ACMinas, pois objetiva ensinar o melhor das habilidades técnicas que um gestor comercial necessita para prosperar, desenvolvendo-se em atividades práticas.

Avançando nas capacidades de gestor com a Escola de Gestão Aquila

Vamos além. O que mais se espera de um gestor?

Um gestor se desenvolve e se aprimora. Ele precisa saber, na prática, do que a sua empresa precisa. Aqui chegamos em três pontos fundamentais: visão estratégica, capacidade nas relações humanas e maturidade emocional. Afinal, ele precisa saber também o que a sua equipe, seus colaboradores necessitam. Isso vai muito além da capacidade de entender do que o negócio, em si, necessita.

O conceituado Instituto Aquila também oferece cursos para aprimoramento de gestores com descontos especiais para associados da ACMinas, por meio de sua Escola ACMinas de Negócios.

O programa oferecido aos associados é o Programa de Formação de Gestores ACMinas. Este curso será ministrado dentro da estrutura física da ACMinas e terá duração de 6 meses. Passando por fases comuns e de interesses de todos os gestores como diagnósticos online, metodologias de planejamento e controle, o curso terá fases exclusivas e personalizadas com relação ao negócio do associado. Serão inúmeros trabalhos e projetos práticos apresentados para bancas de avaliação. Ao final do curso, os participantes serão certificados e os melhores projetos serão destacados.

O Curso Aberto de Formação de Gestores – Faixa Branca abre as portas da gestão para os participantes em curso com duração total de 14 horas. Serão abordados temas relevantes como planos de ação, controle de custos, gestão de caixa, interpretação de dados e outros.

Há também o Programa Plataforma do Futuro. Ele tem início a bordo de um vagão exclusivo no novo trem de passageiros da Vale e leva os participantes até o município de Periquito, Minas Gerais. Uma jornada de autoconhecimento, voltada para formar gestores capacitados para a tomada de ações e decisões sensatas, controladas e justas. As habilidades desenvolvidas no curso são iniciativa, comprometimento, inteligência emocional, liderança, gestão de conflitos, trabalho em equipe, capacidade de adaptação e métodos de resolução de problemas.

A imersão nos processos e o método de ensino voltado para a prática é uma oportunidade única de desenvolver novas habilidades e aprimorar seus melhores instintos gestores.

Confira maiores detalhes no site da ACMinas.

O que mais se espera de um gestor?

Pensou em inovação? Está corretíssimo. É claro, os processos de inovação dentro de uma empresa não partem apenas de seus líderes e gestores, mas é esperado que partam deles ideias e soluções inovadoras, bem como deve ser denotada pelos líderes, a liberdade e a vontade de ver ideias criativas partindo dos seus colaboradores.

Quando pensamos em inovação, somos propelidos a pensar em tecnologias e ferramentas que facilitem o nosso dia a dia, concorda?

Certo, se você procura soluções tecnológicas e inovadoras para sua empresa, o local ideal para encontrá-las é no CTIT-UFMG, um programa de doutorandos da UFMG que oferece diagnósticos de tecnologia para empresas associadas da ACMinas. A Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG tem o melhor material humano possível para identificar as soluções corretas em tecnologia para o seu negócio.

Confira maiores informações no site.

O conceito de formação continuada

Há alguns anos falava-se muito que a grande palavra de ordem em todos os ramos era atualização. Hoje prefere-se falar em formação continuada. O que a ACMinas pretende com a Escola ACMinas de Negócios é fornecer a oportunidade a colaboradores e líderes dos associados da ACMinas de continuarem suas formações.

Aprimoramentos, autoconhecimento, aquisição de novos conceitos e a aplicação de novas práticas em gestão podem ser fatores transformadores para sua vida profissional, para seus companheiros de trabalho e para toda a sua organização.

Não perca a oportunidade de potencializar suas qualidades como gestor. Venha para a Escola ACMinas de Negócios!

COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe o seu comentário!