4 poderosas estratégias de vendas para sua empresa

As vendas são sempre um dos objetivos finais de qualquer negócio, afinal são elas que pagam as contas e geram os lucros, permitindo a manutenção e a expansão do negócio.

Porém, para alcançar os resultados desejados nas vendas, você precisa de métodos e metas bem definidas para nortear todo o processo que leva até elas. Para isso, trouxemos quatro poderosas estratégias de vendas, comprovadamente eficazes em ajudar empresas a alavancar seus resultados. E tudo isso começa por uma boa prospecção de clientes.

Trabalhando sua prospecção

O primeiro passo no trabalho de prospecção do cliente é a definição de quem são eles, o que pesquisam, pensam, necessitam e como se comportam. Com essas informações, você pode começar a planejar suas ações: estratégias publicitárias e a jornada de compra/venda.

Uma forma de identificar o perfil de seus clientes é examinar o trabalho de comunicação das empresas concorrentes. Suas ações de marketing e vendas também podem ajudar a implementar o seu próprio sistema. Falamos mais sobre este processo de entender o seu cliente neste outro texto aqui no nosso blog.

Após esta etapa de entendimento, é hora de planejar as formas de atingir  seu cliente da maneira mais eficaz possível. Veja bem, se você vende estofados especiais para carros, não vai anunciar seu produto em uma revista de informática. Certo?

Canal correto de comunicação

Você precisa enxergar a forma mais eficaz de atingir seu público-alvo e onde seus anúncios para captação de novos prospects terão maior aproveitamento.

Na publicidade online você tem sempre a vantagem de conseguir segmentar melhor o seu público. E se você já conhece alguém que seja um especialista no seu segmento de atuação, esta pessoa (ou empresa) pode representar um grande potencial para o seu marketing.

Também são eficazes os anúncios no Google Adwords, por exemplo, que atingirão um público previamente prospectado, já interessado e em busca de soluções, por meio de pesquisas na internet, relacionadas àquilo que você oferece.

Já na publicidade off-line é um pouco mais difícil segmentar o público, mas existem alguns exemplos de ações efetivas, como a participação em eventos relacionados a sua área de atuação. Se você oferece um software, por exemplo, ter um stand em uma feira tecnológica será mais efetivo que um anúncio em backbus, a conhecida publicidade na traseira de ônibus.

Oferta certa no tempo certo

Entendendo quem é o seu cliente e os meios apropriados para atingi-lo, outra tarefa que vai aumentar o seu balanço de vendas é criar um timing atrativo nas suas ofertas.

Já conhecendo o interesse e as necessidades do seu cliente, impacte-o com ofertas que despertem nele o desejo da compra, de preferência na hora. Aproveite a época de festas e as datas comemorativas do comércio, quando as pessoas estão propensas ao consumo e a aproveitar promoções.

Criar sentido de necessidade e senso de urgência no cliente também é sempre uma boa ideia. Lembre-o de que ele poderá se arrepender por ter deixado a oportunidade passar.

estratégias de vendas

Como são feitas as ofertas certas?

O Cliente percebe o valor da solução que você tem para o seu problema e entende que é o momento certo para a compra.

Para fazer exatamente a oferta que o cliente quer, verifique se foram dados os seguintes passos:

  • Você sabe os diferenciais que seus produtos têm para o seu cliente e trabalhou para que ele os entendesse;
  • Tem uma oferta diferenciada que vai atingi-lo num momento chave e ele perceberá a aquisição como uma questão de necessidade urgente. Por exemplo, as últimas vagas para um curso com número limitado de inscrições;
  • Trabalhou a mensagem promocional de forma adequada, utilizando formatos, conteúdos e linguagem adequados para seu público, apresentando a ele uma peça atrativa e vendável.

Disponibilize testes do seu produto ou serviço

Você confia na qualidade do que vende? Então disponibilize um teste para que seus prospects experimentem e aprovem.

A eficácia deste método é muito alta, pois possibilita que o cliente perceba o que realmente precisa e goste do seu produto. Quando o período de testes acabar, ele vai adquirir o que você lhe oferece para continuar tendo acesso à qualidade do que você vende.

Os testes podem ser realizados em sua própria loja física, no momento de uma visita, ou por meio da disponibilização do seu serviço (ou produto) por um período determinado. O teste gratuito pode ser feito por diversos meios e é possível na grande maioria dos negócios.

Estas são estratégias bem definidas, simples e eficazes para dar um upgrade nas vendas. Em breve traremos mais dicas de outras ações para maximizar os lucros da sua empresa. Fique atento aqui no Blog da ACMinas!

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