Novas formas de comunicação para empresas

No compasso acelerado das mudanças que a tecnologia insere no dia a dia das pessoas e dos negócios, é possível dizer que entre as áreas mais impactadas estão as de informação e de comunicação. Não chega a ser uma surpresa, afinal, informação é poder e a comunicação é uma necessidade cada vez mais urgente do ser humano, concorda?

Partindo desses paradigmas, abordaremos hoje algumas tendências, novidades e mudanças na forma de se comunicar das empresas. Algumas já estão em curso, outras em evidência para o futuro e todas são muito importantes. A começar pela comunicação externa.

Mais e melhores canais de comunicação

Se você se coloca disponível para os seus clientes e consegue aparecer mesmo para quem não o é, em uma quantidade diversificada de canais, melhor para o seu negócio. Quanto mais acessível e interativa sua empresa for, mais beneficiados serão os que se relacionam com ela: clientes, fornecedores e parceiros.

Quanto mais a sua empresa estiver em evidência, maiores as chances de prospectar novos negócios.

Mais importante ainda do que a quantidade de canais disponíveis, é a qualidade e a periodicidade das interações que a empresa veicula. Um negócio não pode simplesmente decidir abrir em alguns dias da semana e em outros não. Certo? É uma premissa básica na relação de confiança com os clientes que não pode ser quebrada.

A principal vitrine de um negócio no mundo moderno é a sua exposição virtual. As pessoas procuram informações na Internet mais do que em qualquer outro lugar, por isso, você precisa estar posicionado de forma séria e convincente nas plataformas digitais.

De nada adianta estar presente em todas as redes sociais, mas levar semanas entre postagens, e ainda pior, deixar aberto um canal de comunicação para seus clientes e levar dias para respondê-los quando interagem.

Interatividade é boa e o cliente gosta

A Internet propicia interações e troca de informações em tempo real. Essa possibilidade faz dela o canal ideal para que as empresas possam se relacionar com seus clientes de forma qualitativa e acelerada.

O número de compras pela Internet cresce a cada ano, juntamente com a cultura de procurar por suporte e ajuda sobre produtos e serviços nos canais de comunicação disponibilizados online. O principal motivo, para os clientes, é a velocidade e a comodidade dessa comunicação.

A grande maioria das pessoas não gosta de fazer ligações para call centers, que ficaram muito marcados na visão geral do público por oferecerem soluções lentas com diálogos mecanizados e irritantes. O incômodo se deve, especialmente, ao remanejamento do cliente entre diferentes setores de atendimento e a dificuldade nas tentativas de cancelar um serviço.

comunicação para empresas

Na Internet, a conversa por texto já pressupõe um tempo necessário para digitação, que propicia ao atendente intervalos um pouco maiores para produzir melhores respostas. A não exigência da completa atenção ao diálogo, como ocorre por telefone, permite que o cliente “navegue” pela Internet enquanto interage com o atendente, deixando-o mais confortável e menos ansioso por respostas imediatas.

Por isso, as respostas pela Internet podem ser ligeiramente mais espaçadas e melhor pensadas para resolver os problemas. O atendente também tem a possibilidade de responder a um maior número de pessoas ao mesmo tempo. A efetividade na solução dos problemas é alta e a experiência do cliente é melhor.

Simpatia e eficiência conquistam

As seções de FAQ e os canais de reclamações dos sites empresariais são bastante procurados, mas já estão ficando para trás em comparação às redes sociais.

A maior parte dos consumidores brasileiros têm conta em pelo menos uma rede social, muitos deles já estão acostumados a utilizar, principalmente, Twitter e Facebook para entrar em contato com as marcas com as quais mantêm relação.

Abordagens atenciosas e bem-humoradas são a tendência atual das interações empresariais. Grandes marcas como Netflix, Amazon, Nubank e Itaú são referências nesse modo de se relacionar. O carinho com o cliente, o respeito às suas demandas e o bom humor criam uma imagem positiva e altamente vendável da empresa, além de fortalecer a sua marca na visão pública.

Para chegar a tais resultados é necessário ter funcionários qualificados e destacados para as interações mais pessoais, principalmente via redes sociais, mas também no atendimento ao cliente por telefone.

Para ganhar em qualidade, é preciso capacitar seus colaboradores para fazerem os melhores atendimentos. Invista em treinamentos modernos, cursos e workshops sobre cultura de atendimento e relacionamento.

Simpatia e eficácia conquistam, e muito. Bom relacionamento, especialmente no pós-venda, é a melhor estratégia para conseguir a fidelidade dos clientes. Este é o grande diferencial de empresas como Apple e Amazon.

Quais são os melhores canais para iniciar?

Os melhores canais dependem do seu público. Se você oferece muitos produtos diferentes e tem um público heterogêneo, pode concentrar sua atenção no Facebook, que tem usuários extremamente diversificados.

Se você atende a uma classe mais profissional e específica, talvez o seu público esteja mais acessível pelo Linkedin. Portanto, o ideal é iniciar por esta rede.

O importante é identificar onde está seu público e ter o foco na Internet, que é sem dúvida, o melhor meio de divulgação e de construção de imagem para as empresas.

Outros canais muitos importantes para ficar atento:

  • Sites externos ao seu, como por exemplo o Reclame Aqui. Muita gente colhe informações sobre as empresas visitando sites de reclamações. Empresas que respondem e resolvem as solicitações no Reclame Aqui ficam com a imagem limpa e transmitem maior credibilidade.
  • E-mail: muito importante. Precisa ser sempre checado e respondido com agilidade.
  • Chat online: ótima solução para resolver problemas em tempo real via site da instituição. Muitas empresas estão automatizando esse processo com chat bots para obter maior eficiência e agilidade.

E o que fazer para melhorar a comunicação interna?

Uma efetiva comunicação interna é uma obrigação atrelada à produtividade e ao relacionamento entre as equipes de trabalho. É devido a uma boa comunicação interna que os colaboradores se sentem parte da empresa e que os líderes engajam as equipes em torno dos objetivos.

Lembra-se de quando falamos da importância do engajamento dos colabores para você desenvolver uma cultura de inovações na sua empresa? Se você não leu, confira o conteúdo clicando aqui.

Para o engajamento dos trabalhadores em projetos de inovação, o diálogo e a sua integração será fundamental para um verdadeiro trabalho em equipe. Isso ajudará nas avaliações de status, correções e outros pormenores dos projetos.

As informações devem circular e chegar a todos os colaboradores, estimulando a participação nos processos. Além disso, a comunicação facilita o alinhamento das equipes, que implica diretamente na produtividade e no crescimento do negócio.

Quais canais de comunicação interna devo usar?

Existem diversos meios de propagar as informações e canalizar a comunicação interna da sua empresa. Os mais completos e confiáveis, como é de se esperar, são softwares. Vamos destacar alguns para você:

Intranet

Intranet é um nome genérico para sistemas online de organização institucional que concentram todas as informações sobre a empresa e as disponibilizam, de forma simples e acessível, a todos os colaboradores, num ambiente virtual preferencialmente interativo.

Newsletter

Uma Newsletter interna com informativos, calendário de eventos, atividades e até mesmo conteúdos recreativos é importante para informar e motivar os colaboradores.

É ideal que sejam enviadas sempre com uma periodicidade definida, mas também extraordinariamente quando houver necessidade.

Aplicativos

Você pode criar e personalizar aplicativos que facilitem e proporcionem uma boa comunicação para suas equipes. Se você não puder contratar um desenvolvedor de apps, pode utilizar ferramentas que constroem esse ambiente virtual para você, como o Connecteam.

Canais off-line

Citamos soluções digitais de menor custo e de fácil desenvolvimento. Se quiser, você pode investir em algo ainda mais ambicioso, como uma rede social interna para seus colaboradores.

Isto, no entanto, não quer dizer que você deva evitar os meios mais tradicionais e simples. Um jornal-mural em um local estratégico na empresa ou mesmo jornais e revistas impressas também podem ser eficientes.

Atinja seus clientes de forma cortês e receba seus contatos com entusiasmo. Este deve ser o objetivo final da sua comunicação. Mantenha seus colaboradores sempre engajados e atualizados sobre a empresa.

Esperamos que o texto tenha ajudado. E não se esqueça de deixar seu comentário para continuarmos a trazer conteúdos relevantes no Blog da ACMinas.

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